V_CONGRESSO_DE_EDUCACAO_FISICA_cabecalho-forms-1024x486

V Congresso de Educação Física da UNIVALE teve início na segunda-feira (23)

24 maio, 2022

O Congresso de Educação Física contará com 5 dias de programação, com diversas palestras, mesas-redondas e outras atividades. Além disso, o evento celebra os 20 anos do curso de Educação Física da Universidade

Por: Natalia Lima Amaral

Começou na última segunda-feira (23) o V Congresso de Educação Física da UNIVALE, que celebra 20 anos do curso na Universidade, além de retomar as atividades presencialmente depois de dois anos de paralisação em função da pandemia. São 5 dias de programação, que vão do dia 23 ao dia 27 de maio, incluindo palestras, mesas-redondas e workshops temáticos, no intuito de reunir a comunidade local e acadêmica.

congresso de educação física
Imagem: Ascorg

O Congresso faz parte do Projeto Integrador de Curso (PIC) e reúne diversos temas que complementam a formação acadêmica dos alunos. Segundo o professor e coordenador do curso, Destter Alacks Antonietto, o evento possibilita que os estudantes ampliem a sua relação com a comunidade acadêmica, além de permitir que toda a produção científica seja reconhecida pela comunidade externa.

O curso de Educação Física da UNIVALE surgiu em 2002, marcando 20 anos de história e de consolidação no mercado. Os alunos possuem o espaço privilegiado do Centro Esportivo Universitário (CEU) para as atividades práticas, além da disponibilidade de um corpo docente de excelência para guiá-los na pesquisa e na extensão para além das práticas de ensino. E no primeiro dia de Congresso essa equipe contou com a colaboração do professor pós-doutor em ciência da atividade física, Ciro José Brito, para ministrar uma palestra sobre a “Termografia Aplicada à Saúde e ao Esporte”.

congresso de educação física
Imagem: cedida por Destter Alacks

A termologia é uma área da física que estuda os fenômenos térmicos, como o calor e a temperatura. Segundo o professor Ciro, ela é um tema atual na ciência do esporte. “Trata-se de um método avançado para medir a temperatura corporal com uma maior precisão. Dessa forma, podemos realizar associações entre o resultado encontrado e as respostas orgânicas do corpo, como lesões em desportistas. É uma área que tem muito a crescer e na medida que os avanços vêm chegando, é possível aplicá-los tanto para a saúde das pessoas quanto para a área do esporte.”

Confira a página do V Congresso de Educação Física e fique ligado nas novidades.