univale será polo presencial para curso gratuito da prefeitura

UNIVALE será polo presencial para curso gratuito para auxiliares e técnicas de saúde bucal de Governador Valadares

15 setembro, 2022

Em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares, UNIVALE será polo presencial para o curso de Clínica Odontológica

Por: Natalia Lima Amaral

Mais um fruto de uma parceria duradoura entre a UNIVALE e a Prefeitura de Governador Valadares: a Universidade será polo presencial do curso de Clínica Odontológica para auxiliares e técnicas de saúde bucal das Estratégias de Saúde da Família do município. Com o objetivo de complementar e ampliar o conhecimento teórico e prático dos profissionais, as atividades têm início no dia 15 de setembro e buscam manter o caráter de educação continuada.

Bruno Nunes Batista, coordenador da Saúde Bucal da Atenção Básica de GV, explica que além do objetivo principal do curso, a capacitação dos profissionais de saúde bucal irá criar um padrão de qualidade no serviço prestado e que, consequentemente, pode ser replicado em várias unidades básicas de saúde. “O curso irá gerar um material didático, tanto em vídeo quanto em escrito, para todas as USBs terem acesso ao material. Isso servirá como um parâmetro de qualidade e conduta técnica para todas as profissionais de saúde bucal da prefeitura”.

Para a parte prática do curso, os profissionais poderão contar com a infraestrutura da UNIVALE para o desenvolvimento de três disciplinas essenciais: acolhimento, instrumentação e biossegurança, tendo a sua disposição os laboratórios, o espaço físico do campus e as clínicas odontológicas. Inauguradas em 1975, as clínicas odontológicas da Universidade atendem demandas da comunidade de Governador Valadares e região, vinculadas ao curso de Odontologia. No total, são seis clínicas de graduação e uma clínica de especialização, com equipamentos e cadeiras odontológicas, equipadas com aparelho de RX.

Claudio Machado comenta sobre polo presencial do curso gratuito
Professor Cláudio Machado

São realizados diversos procedimentos de promoção da saúde, prevenção e restauração nas diversas especialidades da Odontologia, como endodontia, periodontia, próteses e muito mais. Cláudio Machado, coordenador do curso de Odontologia da UNIVALE, acredita que a parceria entre a prefeitura e a Universidade para a oferta do curso gratuito é de extrema importância para possibilitar uma capacitação e atualização das auxiliares e técnicas de saúde bucal do município. “Os espaços da UNIVALE e esse diálogo propiciado pela instituição, são fatores agregadores e fundamentais para auxiliar no desenvolvimento desses profissionais”.