Univale recebe doação de obras raras da família Vieira Cabral

27 junho, 2019

O acervo das Bibliotecas da Univale agora ficou um pouquinho maior. É que Universidade recebeu uma doação de grandes obras da literatura mundial, como “Vinte mil léguas submarinas”, do francês Júlio Verne, e "A Cidadela", do britânico Archibald Joseph.  A coleção que possui cerca de 114 livros pertenceu à família do Dr. Armando Vieira, um dos fundadores da Fundação Percival Farquhar (FPF), que deu nome ao campus I da Univale.

Acervo doado pela família Vieira Cabral à Univale

As obras, que datam as décadas de 40, 50 e 60, eram de Iolanda Vieira Cabral, esposa de Armando, mas foram doadas por sua neta, Lícia Vieira Cabral, que herdou a coleção após a morte dos avós. Durante a entrega dos livros, Lícia contou como sua infância foi marcada pelas leituras da avó, que fazia questão de unir os netos para ler histórias nos finais de semana. “A maioria desses livros foi lido para nós pela minha avó e bisavó, enquanto comíamos os bolos, docinhos e biscoitos que elas faziam”.

Sobre a doação da família Vieira Cabral para a Univale

Quando perguntada sobre o porquê de escolher a Univale para a doação dos livros, Lícia explicou que tem uma forte ligação com a instituição, uma vez que fez parte de sua história. “Estou doando para a Univale, pois acho que é o lugar onde mais pessoas terão oportunidade de ler essas grandes obras. Meu avô foi um dos fundadores da FPF, minha mãe foi presidente e eu tenho um carinho muito grande pela Univale, ela faz parte de história da família”, concluiu.