Univale sedia curso de capacitação para profissionais de Medicina

24 maio, 2022

Com laboratórios que são referência de infraestrutura em Governador Valadares e região, a Universidade Vale do Rio Doce recebeu nos dias 20, 21 e 22 de maio um curso de capacitação para médicos da região realizarem atendimento primário a pacientes vítimas de politrauma. O curso contou com um dos professores do curso de Medicina da Univale, Romeo Lages Simões, como instrutor.

O Advanced Trauma Life Support (ATLS) é um curso idealizado pelo American College of Surgeons (ACS) com o intuito de capacitar os profissionais a desempenharem procedimentos fundamentais ao cenário de trauma, otimizando o atendimento de urgência e emergência a esses pacientes. Esta imersão realizada na Univale é creditada pelo ACS e tem validade de 4 anos.

A ação de capacitação foi uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, por meio de um projeto de educação continuada do próprio conselho, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Médico de Emergência (Abramede).

Ao todo 16 profissionais participaram da capacitação, entre médicos-cirurgiões, emergencistas e residentes de cirurgia-geral do Hospital Municipal de Governador Valadares. Além do Dr. Romeo, professor do curso de Medicina da Univale, os demais instrutores são profissionais de Montes Claros e de Belo Horizonte do Hospital João XXIII, referência no país.

A dinâmica do curso

Por ser um curso de alto nível profissional, a capacitação conta com uma didática rigorosa que restringe sua oferta simultânea, permitindo que seja oferecido a apenas 16 alunos. Além disso, para um melhor aproveitamento do conteúdo informativo no curto espaço de sua duração, os alunos devem fazer uma leitura prévia do denso material disponibilizado.

Desta forma, no primeiro e parte do segundo dia do Advanced Trauma Life Support, os instrutores promoveram discussões interativas com os alunos sobre o conteúdo já estudado. Já no dia 21, as atividades foram destinadas à prática do curso, dividindo os estudantes em grupos de 4 participantes, para vivenciarem simulações em diferentes estações.

No terceiro e último dia, houve uma breve revisão do conteúdo seguida pela realização da avaliação final, que consiste em um atendimento integral ao paciente vítima de trauma. O caso atendido é surpresa, simulando ao máximo a realidade dos atendimentos de urgência e emergência.

“O curso é muito bacana de ser realizado, é uma experiência única. Todos os profissionais abdicaram de algum momento com a família ou algum plantão para participar de uma capacitação imersiva. E o resultado de um curso assim é muito realizador, pois quem mais ganha são os pacientes vítimas de trauma. É uma formação que possibilita um atendimento mais eficiente, assertivo, digno e humanizado. O curso promove essa melhora tanto na vida dos profissionais que participam, quanto na dos próximos pacientes deles, e esse é o nosso propósito enquanto profissionais da Medicina”, conclui Dr. Romeo.