Consultorio-Farmaceutico-Independente-uma-nova-jornada-na-profissao_capa

UNIVALE oferece Workshop com o tema “Consultório Farmacêutico Independente: uma nova jornada na profissão”

22 junho, 2022

O workshop sobre Consultório Farmacêutico contará com a presença de Danyella Moreira, Assessora Técnica Farmacêutica do CRF/MG

Por: Natalia Lima Amaral

A UNIVALE está, mais uma vez, investindo em novidades para os seus alunos. A Universidade está proporcionando o Workshop — Consultório Farmacêutico Independente: uma nova jornada na profissão, voltado para os estudantes de Farmácia. O objetivo do evento é trazer discussões sobre uma área relativamente nova e que está sendo discutida no âmbito internacional e nacional: o cuidado farmacêutico. Ele acontecerá nesta sexta-feira (24/06) às 19h, no auditório A do campus II.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Farmácia, Pedro Marçal, essa é uma área que tem crescido cada vez mais na profissão. “O farmacêutico é o profissional mais habilitado para acompanhar questões sobre interações medicamentosas e orientações ao paciente envolvendo o uso e descarte correto de medicamentos. E, há cerca de dois anos e meio, esse profissional ganhou a oportunidade de abrir o seu próprio consultório, fazendo e cobrando consultas. Hoje, em todas as drogarias, você encontra um consultório farmacêutico. Mas é possível também o farmacêutico atuar de forma independente, acompanhando o paciente de uma maneira mais próxima e de acordo com a legislação adequada”, comenta.

Ele explica que o consultório farmacêutico independente possibilita que o profissional realize a prescrição de alguns medicamentos específicos, o acompanhamento farmacoterapêutico e o encaminhamento para outros profissionais, como médicos e dentistas. O consultório farmacêutico, de maneira geral, desempenha um papel importante e de proximidade com a comunidade. “Muitas vezes o paciente está utilizando um número elevado de medicamentos e que pode ser diminuído. E alguns desses medicamentos podem estar sendo utilizados no mesmo horário e acabar causando interações medicamentosas que podem piorar determinada sintomatologia. Dentro do consultório também é possível solicitar alguns exames específicos e trabalhar com a aplicação de injetáveis. É uma área nova que veio agregar muito ao campo farmacêutico”, completa o professor.

professor pedro marçal comenta sobre workshop a respeito do tema consultório farmacêutico independente
Professor Pedro Marçal

Danyella Moreira Domingues, Assessora Técnica Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, é a convidada responsável por abordar a temática, explicando detalhadamente a respeito do papel do profissional e suas atribuições no consultório farmacêutico independente. Ela comenta que a regulamentação do atendimento e funcionamento dos consultórios farmacêuticos representa um marco na profissão, consolidando a Farmácia Clínica como um importante serviço de saúde para a população.

“Com a orientação de um profissional da saúde devidamente capacitado e habilitado é possível observar uma melhora na eficácia do tratamento, reduzindo erros de medicação, intoxicações, internações e agravamento de doenças. É importante ressaltar que o consultório farmacêutico independente, ou que funcione nas dependências de outros estabelecimentos como farmácias, por exemplo, está submetido ao cumprimento de regras e licenciamento sanitário. Eles devem ser registrados no CRF/MG que, para emissão da Certidão de Regularidade, exige que todos os profissionais estejam qualificados e habilitados para o serviço prestado.”

Danyella também ressalta que os futuros farmacêuticos precisam se preparar e estar atentos às novas áreas de atuação e diretrizes da profissão. A área do cuidado e da consulta farmacêutica está ganhando relevância e, cada vez mais, sendo inserida nos sistemas públicos e privados de atendimento à saúde, o que garante um amparo mais próximo, melhor e de qualidade de vida para os pacientes e para a comunidade.

Conheça mais ações do curso de Farmácia da UNIVALE:

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91