Univale marca presença virtual em congresso argentino

26 fevereiro, 2021

O Congresso Internacional "Ingressos e Ingressantes A La Universidade" é promovido pela Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina) e acontece entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março. A proposta do congresso visa uma compreensão multidimensional dos processos institucionais e subjetivos implicados no início dos estudos universitários.

Dois trabalhos da Univale foram selecionados para o congresso e serão apresentados pelas autoras nos dias 26 de fevereiro e 5 de março. A pedagoga do setor de Gestão Pedagógica – GEPE e mestranda do programa de mestrado interdisciplinar em Gestão Integrada do Território – GIT, Karine Keily Rangel Teixeira, apresentará o trabalho “Um olhar sobre as mulheres que acessam o ensino superior: revisão de literatura” em coautoria com a orientadora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza e a coorientadora Cristiane Mendes Netto no dia 26/02, de 16h às 18h na mesa “Ingreso a la universidad e interseccionalidad”.

No dia 5 de março, das 17h às 19h, será a vez da egressa do curso de Pedagogia e do mestrado GIT, Andrea Cecília Moreno (Argentina) apresentar o trabalho “Tensões para ingresso de jovens de escolas públicas às universidades brasileiras no contexto pandêmico”, em parceria com a professora Karla Nascimento de Almeida, do curso de Pedagogia, e a professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, docente do GIT, na mesa Ingreso a la universidady articulación con la escuela secundaria.

O convite para participação da universidade no congresso se deu pela professora pesquisadora da Universidade Nacional de Rio Negro, Soledad Vercellino, que participou da banca de mestrado da “conterrânea” Andrea Moreno em agosto de 2020. A professora Soledad é integrante do grupo de pesquisa Relação com o saber, na Universidade Federal de Sergipe (UFSE), orientado pelo pesquisador Bernard Charlot, do qual a professora Maria Celeste também faz parte e cujos trabalhos do curso de Pedagogia e do GIT são apresentados no Congresso Internacional Educação e Contemporaneidade da UFSE.

A programação completa do congresso com links para acesso remoto estão disponível no arquivo: