Univale integra movimento em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

30 maio, 2022

Como membro da Estratégia ODS, a Universidade se compromete com o incentivo às práticas sustentáveis e o desenvolvimento socioeconômico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODSODS
Imagem: Unsplash

A Univale agora faz parte da Estratégia ODS, um movimento que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como meta a ser alcançada até 2030. A coalizão reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia para mobilizar, discutir e propor meios de implementações efetivas para essa agenda. Ao todo, são 672 membros.

A Univale como uma instituição de ensino superior com foco no tripé; Ensino, Pesquisa e Extensão, vincula diversos cursos, professores e alunos em práticas que envolvem ações com a comunidade. Surgindo a oportunidade, a instituição avaliou a proposta e considerou importante se cadastrar como parceira para expor as atividades de extensão e prestação de serviços. É uma oportunidade de aumentar a visibilidade das ações comunitárias promovidas pela universidade”, explica Arthur Mineli, da Assessoria de Extensão da Univale.

Além de integrar a estratégia como parceira do projeto, a Univale também tem dois programas e um projeto inscritos no Prêmio Estratégia ODS, que contempla os alinhados aos ODS. Além disso, as táticas desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas, também são premiadas. Portanto, estão concorrendo ao prêmio o Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige), o programa Rede Solidária Natureza Viva, e o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF).

Inscrever a Univale como parceira no prêmio Estratégias ODS fortalece a rede de contatos da instituição com novas parcerias, estimula profissionais envolvidos em pesquisa e extensão, e aumenta o reconhecimento das práticas comunitárias desenvolvidas pela universidade”, completa Arthur.