Ao formar a primeira turma, Univale entrega 40 novos médicos à sociedade

18 julho, 2022

Após seis anos de desafios e conquistas, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) formou nesta sexta-feira (15) os alunos da primeira turma de Medicina. São 40 novos médicos da turma Med 1 que agora chegam ao mercado de trabalho, prontos para o atendimento à sociedade. A colação de grau da Medicina foi última das sete cerimônias de formatura da Univale neste semestre – no total, foram 246 alunos que concluíram seus cursos de graduação.

O curso de Medicina da Univale foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2016, após a universidade ter sido avaliada e aprovada em critérios como corpo docente, projeto pedagógico e estrutura física da instituição. As solenidades para celebrar a formatura da turma Med 1 começaram na quarta-feira (13), com a Aula da Saudade, e prosseguiram na quinta-feira (14), com o plantio da Árvore de Hipócrates em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades da Univale (AME) e realização de celebração ecumênica. Após a colação, na sexta-feira, a formatura também foi comemorada com uma festa na noite de sábado (16).

Promoção da saúde e bem-estar

Formanda da Medicina da Univale jogando terra na cova onde é plantada uma muda, cerimônia de plantio da Árvores de Hipócrates, em frente ao AME. Foto: ASCORG
Plantio da Árvores de Hipócrates, em frente ao AME. Foto: ASCORG

Ao parabenizar os formandos durante a solenidade do plantio da Árvore de Hipócrates, a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, desejou aos novos médicos que eles tenham uma atuação profissional pautada na promoção da saúde através do bem-estar humano. “Há seis anos a semente da Medicina na Univale foi plantada. Hoje, ela já é árvore composta de base consolidada, estrutura de referência e frutos em constante produtividade. A Universidade Vale do Rio Doce deseja aos nossos futuros médicos pioneiros uma atuação profissional de plantio, colheita e crescimento abundantes”, afirmou a reitora.

Celebrando a formatura da Med 1 como um momento histórico para a Univale, o coordenador adjunto do curso, professor Romeo Lages Simões, destaca que a universidade formou cidadãos qualificados e bem preparados para exercer a Medicina. “A instituição ofereceu todo que poderia ter oferecido para o aprimoramento cognitivo, aprimoramento prático desses alunos. Nós temos certeza que esses alunos vão cair no mercado de trabalho com uma boa formação. A Univale não mediu esforços nesses seis anos para que os alunos pudessem ter uma formação adequada para o que se exige de um profissional médico, sobretudo pessoas humanas, pessoas com empatia pelos seus pacientes”, declarou.

Pioneirismo da Medicina na Univale

Selfie com alunos e professores da Medicina Univale na Aula da Saudade
Aula da Saudade

A turma Med 1 também é nomeada de Turma Marcus Moraes de Jesus, em homenagem ao professor de pediatria e neonatologia. Ao lembrar dos desafios da turma pioneira, o professor Marcus de Jesus comemora a superação de desafios ao longo do curso. “Como foi a primeira, tudo foi testado neles. E foi testado em nós professores também, até chegar a um equilíbrio de ensinamento. Mas a turma está se formando com muito conhecimento e bastante responsabilidade. E esse final é o momento de coroar todo esse esforço, então tem que ser comemorado”, disse o professor.

Para o formando Robson Junior, a superação dos desafios encontrados pela primeira turma contribuirá para que o curso continue evoluindo. “Ser a primeira turma é um ônus e um bônus. Se olharmos pelo lado do bônus, acho que saímos ganhando bastante. A Univale tem lutado junto conosco para superar essas dificuldades, para que tenhamos a melhor formação possível. Temos o AME, que é uma estrutura de atendimento que poucas universidades no país têm. Nós temos bons hospitais como hospitais escola, nós temos ótimos preceptores e ótimos professores”, avaliou um dos novos médicos formados pela instituição.