Em 2019 o Valadares Jazz Festival comemora 20 anos e a tarde da última terça-feira, 9 de julho, foi momento de homenagear os grandes parceiros desse evento, entre eles: a Fundação Percival Farquhar (FPF), mantenedora da Universidade Vale do Rio Doce. A Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, representou a instituição durante a cerimônia realizada na Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

O festival que acontece anualmente já trouxe muita alegria e diversão para os valadarenses ao longo desses 20 anos. Segundo Tim Filho, organizador do evento, grandes nomes da música instrumental já passaram por aqui, como João Donato, Wagner Tiso e Toninho Horta. Músicos que antes só se apresentavam em São Paulo.

Durante a homenagem, Tim destacou a longa parceria com a Univale e a alegria de poder contar com a apoio da instituição. “A Univale sempre me apoiou na divulgação. Grande parte dos registros foram feitos pela Univale TV nos primeiros anos de festival, além de ceder o espaço para fazer as oficinas. É uma satisfação muito grande ter a Univale como parceira”.

As oficinas que acontecem durante o festival também já trouxeram ganhos para a cidade. Segundo Tim, por meio dessas oficinas, muitas crianças que eram adolescentes naqueles primeiros anos, hoje são músicos e já ganharam prêmios se apresentando em grandes centros. “Isso foi uma transformação muito bacana, não quantitativa, mas sim qualitativa”, destacou.

A Reitora da Univale, professora Lissandra, agradeceu a homenagem e, em sua fala, reafirmou a parceria com o festival. Segundo ela, a instituição continuará apoiando o evento que muito representa o caráter comunitário da Universidade, além de ser um incentivador da cultura.