Um fim de tarde de comemoração para Governador Valadares e para as espetaculares atletas que representaram a cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). E o motivo dessa festa toda foi a entrega dos troféus e medalhas conquistadas pelas equipes campeãs do futsal feminino dos módulos I e II.

Elas são alunas da Escola Estadual Professor Nelson de Sena e fazem parte do projeto Meninas com Brilho nos Olhos, apoiado pela Univale, Prefeitura e a Sociedade Recreativa Filadélfia. Familiares, amigos, representes do poder público e da comunidade se reuniram no Auditório Luiz Franco, no 5º andar da Prefeitura, para prestigiar o momento.

Segundo a jogadora Kamila Belizário, a emoção foi muito grande, e a sensação de trazer o título para Valadares foi diferente. Para ela, a vitória não foi somente das meninas das equipes, mas de toda a cidade, que foi representada durante as competições.

“A atuação de todas foi muito boa. Todo mundo deu a raça e se doou para conseguir essa conquista. Eu só queria agradecer as meninas por elas terem me dado essa oportunidade de jogarem com elas e trazer esses troféus e medalhas”, comemorou.

 

Reconhecimento

A professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, Reitora da Univale, destacou, durante sua fala, que a instituição tem orgulho em participar dessas homenagens, pois vê o esforço, empenho e dedicação de cada uma das atletas. Segundo a gestora, isso demonstra o porquê das vitórias alcançadas pelas meninas.

“E vocês são merecedoras desse sucesso. A gente sabe que os atletas se dedicam, com muito esforço, e persistem nos treinos, porque isso é o que aprimora o esporte. Então, quero parabeniza-las por este resultado”, disse.

Rômulo César Leite Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, agradeceu a todos que têm contribuído com a existência do projeto e, principalmente ao coordenador, Guilherme Frossard.

“Nós da Univale e FPF somos gratos pela parceria e oportunidade de fazer parte deste projeto, que tem meio e fim. O meio é levar essas atletas para a prática de esporte. E o fim, é o objetivo principal, que é proporcionar a todas elas a oportunidade de ter um diploma, uma profissão depois que passar essa fase do esporte, para que continuem trabalhando e contribuindo com comunidade. São orgulho e exemplo para nós”, pontuou.

 

Os resultados

As atletas do Módulo I golearam e venceram na final o time da Escola Estadual São Sebastião Cerqueira, de Além Paraíba, por 12 a 0. No dia 30 de agosto elas seguem para Cascavel, no interior do Paraná, para disputarem a etapa nacional.

Também na final, as meninas do Módulo II venceram a equipe da Escola Estadual Dulce Ferreira, de Passos, por 2 a 0. Com a classificação, elas foram direto para o nacional, que é em Blumenau, Santa Catarina. Os jogos estão previstos para novembro.

Carlos Teixeira, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, comemorou as vitórias e disse que o resultado positivo é fruto também da parceria entre a Univale, a Prefeitura e o Filadélfia. De acordo com ele, a secretaria está aberta a interessados em ajudar no esporte.

“Se algum gestor de empresa ou entidade que estiver lendo essa matéria quiser ajudar em qualquer esporte, basta nos procurar. Todo dia temos pedidos de ajuda dos atletas para viagem, material esportivo, entre outros. E quando tem essa parceria, tudo fica mais fácil”, finalizou ele.

Além da entrega das medalhas para as campeãs do futsal, foram entregues premiações conquistadas no atletismo e no judô.