visita técnica de alunos de engenharia

Turmas de Engenharia da UNIVALE participam de visita técnica em obra de canalização do córrego do Figueirinha

16 maio, 2022

Visita técnica para alunos de Engenharia da UNIVALE demonstra tecnologia utilizada no Reino Unido para canalização de córrego no bairro São Pedro, em Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Neste último sábado (14/05) as turmas do 5º, 7º e 9º período dos cursos de Engenharia Civil EaD e Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE realizaram uma visita técnica na obra de canalização do córrego Figueirinha na rua Glória, localizada no bairro São Pedro. O trabalho no local contará com uma tecnologia do Reino Unido, chamada Legioblocks. Eles são blocos maciços de concreto, inspirados em Lego, e que são capazes de formar diversas estruturas de acordo com as necessidades dos espaços da obra.

O grupo de alunos contou com a companhia do secretário de obras e serviços urbanos, Robson Campos de Oliveira, e do professor da UNIVALE Arthur Campos Coelho, para explicar um pouco mais sobre o processo envolvendo a obra. Ao todo, serão necessários 2500 blocos para a canalização do trecho visitado pela turma e, após a contenção e pavimentação do local, será possível que o trecho transforme-se em via de mão dupla.

Imagem: cedida por Arthur Campos Coelho

Para o professor Arthur, a oportunidade é de extrema importância para os alunos visualizarem a prática dos conteúdos aplicados e ministrados nas aulas. E nesta obra específica foi possível eles analisarem os tópicos das aulas de mecânica dos solos, estradas, fundações, contenções de encosta, licenciamento ambiental, infraestrutura urbana, saneamento e urbanismo.

Pollianna Robert Soares, aluna do 7° Período de Engenharia Civil e Ambiental, conta um pouco mais sobre como foi sua experiência na visita.

“A obra que visitamos faz o uso de blocos de concreto pré-moldados e tivemos a oportunidade de acompanhar, no momento da visita, como é realizado o assentamento desses blocos e como eles são empregados. Conseguimos aplicar os conceitos que aprendemos em diversas matérias, discutimos sobre o processo de licenciamento ambiental e os detalhes de execução das redes sanitárias. Acredito que a realização dessa visita técnica contribui, sem dúvidas, para uma bagagem de prática profissional e de conhecimento sobre inovações tecnológicas na engenharia”.

Confira aqui outras visitas técnicas realizadas pelos nossos alunos