Transferência externa: saiba o que é e como funciona

03 julho, 2020

Para quem deseja ingressar em uma faculdade, existem vários processos seletivos nos quais é possível concorrer. No entanto, para quem já está matriculado em uma instituição de ensino e deseja mudar para outra, existe um processo específico, sabia? Além do vestibular regular, o estudante também pode tentar o processo de transferência externa voluntária.

O que acontece é muita gente nem sabe que existe essa possibilidade e, muitas vezes, até desiste de concluir o curso, sem saber que pode se transferir para mais perto de casa ou para a faculdade tão sonhada. Se você quer saber o que é transferência externa e como funciona, segue aqui com a gente!

Mas que é transferência externa voluntária?

Como dito acima, transferência externa voluntária é o processo seletivo que as faculdades abrem para quem deseja trocar de instituição. Sendo assim, se você é aluno do curso de Medicina na universidade X e deseja estudar na universidade Y, precisa aguardar a escola desejada abrir inscrição de transferência externa para se candidatar.

Dessa forma, você não precisará fazer um novo vestibular para se matricular na instituição e nem começar novamente do 0, ou melhor, do primeiro período. Na maioria das vezes você consegue ingressar direto no período em que já iria cursar.

Lembrando que essa situação é permitida para quem deseja se transferir apenas de instituição, e não de curso. Para quem deseja trocar o curso, será necessário começar no primeiro período novamente.

Mas, se você pretende trocar de instituição usando o processo de transferência externa, é bom ficar atento, pois ele exige alguns pré-requisitos. E é sobre isso que falaremos logo abaixo.

Estudo em uma faculdade do exterior, consigo me transferir para uma brasileira?

Se atualmente você estuda em uma faculdade em outro país e deseja estudar no Brasil, antes de sair abandonando tudo, é bom se certificar que a instituição aceita transferência externa do exterior.

É bom destacar que muitas instituições brasileiras não aceitam transferência do exterior, visto que na maioria das vezes o sistema de ensino é diferente, sem contar a cultura do país. Além disso, as universidades precisam ser reconhecidas pelo MEC para que aconteça a troca.

Neste processo seletivo vou precisar fazer alguma prova?

Outra dúvida que muita gente tem, é quanto a forma de seleção no processo de transferência externa. Na maioria das instituições você não precisará fazer provas, como o vestibular. No caso da transferência, em grande parte das universidades você será avaliado pelo seu histórico escolar.

Dessa forma, durante o período de inscrição, você também submete uma lista de documentos acadêmicos exigidos no edital, como o histórico escolar, ementa das disciplinas e etc. Assim, a seleção será feita analisando as notas apresentadas pelos candidatos.

Posso transferir de instituição e também mudar o curso?

Algumas faculdades permitem que o estudante troque também de curso, durante o processo de transferência externo. No entanto, algumas só autorizam que essa troca seja feita dentro de cursos do mesmo núcleo.

Por exemplo, alguém que cursa Odontologia, mas agora deseja migrar para a Fisioterapia. Essa situação é permitida pois os dois cursos pertencem ao Núcleo da Saúde. Quem quiser trocar para núcleos diferentes precisará fazer o vestibular regular novamente.

Sou aluno com Fies ou ProUni, posso trocar de faculdade?

A resposta é sim. Se você estuda utilizando o Financiamento Estudantil (Fies) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), você pode participar do processo seletivo de transferência externa.

Mas, antes, de se candidatar, é preciso se certificar que a instituição para a qual você deseja ir está devidamente inscrita nos programas e tem vagas disponíveis no curso pretendido. Além de verificar as próprias regras individualmente impostas pelos programas.

Minha matrícula está trancada, posso participar da transferência externa?

Essa questão varia conforme o edital publicado pela faculdade, que muitas vezes exige que o aluno esteja com a matrícula ativa em uma instituição de ensino superior. Por isso, antes de realizar o trancamento ou de se candidatar a uma vaga de transferência, vale estudar os pré-requisitos da instituição desejada previamente e, caso necessite, fazer o religamento da matrícula.

Transferência externa para a Univale

Se você chegou até aqui, já sabe como funciona o processo de transferência externa. Agora vale destacar que a Univale está com inscrições abertas para quem deseja se transferir para o curso de Medicina. É só ler o edital, descobrir se você preenche as exigências e fazer sua inscrição. Fácil, não é?