ascanavi ação dia das mães

Trabalhadores da Ascanavi terão atividades em comemoração ao Dia das Mães

02 maio, 2022

No dia 5 de maio, cursos da UNIVALE levarão ações de educação em saúde para a sede da Ascanavi, em Governador Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Comprometidos com a assistência e atenção à comunidade, alguns cursos da UNIVALE organizaram uma ação em prol do Dia das Mães com os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Natureza Viva Governador Valadares (Ascanavi). O objetivo é promover a educação em saúde de mulheres, principalmente em relação à prevenção a doenças graves, como o câncer de mama.

A ação faz parte do programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva e conta com a participação dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNIVALE. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8h da manhã do dia 5 de maio, focadas na prevenção do câncer de mama, ensinando as mulheres a realizarem o autoexame e também reforçando a importância do cuidado dos homens com a doença, que pode afetá-los de maneira mais agressiva.

ascanavi ação dia das mães
Imagem: acervo UNIVALE

Para o professor Matheus Almeida, do curso de Fisioterapia da UNIVALE, essa ação é importante no estabelecimento de uma comunicação e conexão entre a universidade e a associação, além de promover educação em saúde aos funcionários. A professora Mônica Valadares, do curso de Enfermagem, vê as atividades como essenciais para que as mulheres tenham conhecimento de que elas podem participar efetivamente da sua própria saúde.

São medidas simples e diárias que podem prevenir doenças graves, como o câncer de mama, por meio do autoexame. Com a identificação de alguma anormalidade nas mamas, é possível ter a oportunidade de uma atenção mais precoce em relação ao diagnóstico e, posteriormente, de um atendimento rápido. Dessa forma a doença não desenvolve para um caso grave, chegando até a cura se identificada logo no início”, explica a professora.

Confira de pertinho a parceria UNIVALE e Ascanavi