Mestrado em Gestão Integrado do Território da Univale promove o III ComGIT

30 maio, 2022

Terceiro Encontro da Comunidade do Mestrado GIT aconteceu dia 28/05

Aconteceu no último sábado (28), o Terceiro Encontro da Comunidade do Mestrado GIT (III ComGIT). Evento que reúne a comunidade do mestrado em Gestão Integrada do Território; professores, alunos, egressos e também as pessoas que desejam fazer mestrado. O ComGIT foi aberto ao público, que foi convidado a participar, conhecer o mestrado e os trabalhos desenvolvidos com o intuito de impactar diretamente a comunidade.

A terceira edição do encontro foi coordenada pela professora Renata Campos e idealizada pela turma 2021/2 do GIT. O principal objetivo desse evento é promover trocas produtivas entre a comunidade do mestrado, sendo um ambiente em que todos possam compartilhar as diferentes experiências, dificuldades, ideias e trabalhos, ou seja, um momento de adquirir e multiplicar o conhecimento.

Após a abertura, o primeiro momento do ComGIT contou com a participação da pós-doutora Patrícia Falco Genovez, Drª Renata Campos, Dr. Haruf Salmén e Dr. Leonardo Leão, para a oficina de “Leitura orientada do regimento do GIT”. Os professores destacaram os principais pontos, que são de suma importância para os mestrandos e futuros discentes passarem pelo processo sem maiores intercorrências.

Em seguida, o evento trouxe um momento de confraternização, com um coffee break para que os presentes pudessem conversar e se conhecerem de forma mais descontraída. O momento rico em integração possibilitou que os participantes trocassem ideias sobre suas pesquisas, experiências com o mestrado e também apresentarem novas propostas. Além, é claro, de muitos se conhecerem pessoalmente depois de dois anos de pandemia e distanciamento impostos pela Covid-19.

“Foi um momento muito interessante, em que as pessoas puderam realmente se encontrar, ter uma interação presencial mesmo entre as pessoas que, muitas vezes, só se conheciam pela tela, muito legal poder conhecer pessoas com as quais já tivemos tantas trocas, mas só conhecíamos virtualmente. Foi uma chance de confraternizar com as pessoas que tanto contribuíram com os trabalhos umas das outras, sinto que houve uma integração efetiva. Minha expectativa é que os próximos encontros sejam também presenciais, ou talvez híbridos, para alcançar ainda mais a nossa comunidade”, destaca Renata.

Por fim, o ComGIT reuniu alunas e egressas para debater os desafios da Gestão Integrada do Território. A mestranda Agnes, do terceiro período, Ângela, da turma 2021/2 e a ingressante Sheila Trindade compartilharam percepções dos momentos e obstáculos que vêm com o mestrado. Já a egressa, Sandra Nicole, trouxe uma perspectiva do pós-mestrado, das perspectivas do mercado e das próprias dificuldades que enfrentou como mestranda. Esse momento de trocas foi mediado pela apresentadora do evento e aluna do GIT, Cláudia Prates.

“Foi muito interessante, elas conduziram esse bate-papo com grande maestria. Mantendo o evento de forma leve e descontraída. Enfim, ficamos muito satisfeitos com o resultado final, porque o objetivo ao qual nos propomos foi atingido com muita maestria. Nós não apenas adquirimos, mas também multiplicamos o conhecimento, compartilhando mais do que produzimos e somos”, conclui Cláudia.

Gestão Integrada do Território

O mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale está vinculado à Área Interdisciplinar da CAPES e fundamenta-se no campo das Ciências Sociais, Ciência Humanas, Direito, Educação, Psicologia, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Ou seja, possibilita que os estudos produzidos analisem vários aspectos do território, seja ele físico ou simbólico.

Saiba mais sobre o mestrado em Gestão Integrada do Território e inscreva-se!