qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Terapeuta Ocupacional realizando exercícios com uma paciente. A profissional está de jaleco verde claro e calça preta. Já a paciente de blusa azul e calça jeans.

Terapia Ocupacional: Brasil comemora aumento na contratação de profissionais

18 janeiro, 2023

A  atividade  em T.O está em ascensão  em todo país, e atualmente, há uma carência de profissionais na região Leste de Minas Gerais

Em contrapartida ao cenário positivo da terapia ocupacional, o mercado de trabalho sente a carência de especialistas da  área. Isto é: há demanda, mas faltam profissionais. 

Para se compreender a relevância e necessidade da atuação dessa categoria, deve-se destacar os principais propósitos de um profissional T.O, de acordo com a definição do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito): “prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças”. 

A Michelli Pimenta é terapeuta ocupacional há 16 anos e afirma que, para além da realização pessoal e profissional em ajudar famílias inteiras a melhorar a qualidade de vida de alguém querido, “o mercado está extremamente aquecido, e temos a falta de profissionais  em todo o país, com isso muita gente fica desassistida”. 

Terapeuta Ocupacional realizando exercícios de  terapia ocupacional com uma paciente. A profissional está de jaleco verde claro e calça preta. Já a paciente de blusa azul e calça jeans.
Michelli Pimenta, terapeuta ocupacional. Foto: Shanti Amaral

Para se ter uma ideia do aumento da demanda e absorção do mercado de trabalho  dessa classe, entre os meses de abril de 2021 e março de 2022, as contratações formais da profissão cresceram 33,74% no Brasil, segundo dados do Carreiras e Profissões.  

A região Leste agora terá o curso de Terapia Ocupacional 

Em resposta à demanda nacional de profissionais terapeutas ocupacionais, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) anunciou a graduação em T.O. A primeira turma inicia em fevereiro deste ano. Os interessados já podem fazer a inscrição para o processo seletivo que acontece por meio do vestibular da Universidade. 

Uma das candidatas ao curso é a Letícia Isis, mãe do Davi, de três anos, diagnosticado com autismo. É inspirada na história e evolução clínica do filho a partir da terapia ocupacional que a futura aluna se interessou pelo curso. “Eu tive a oportunidade de conhecer uma excelente profissional e isso resultou no desenvolvimento saudável do meu filho. Além de acolhê-lo, ela também me acolheu”. 

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional (T.O)

Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, mundialmente celebra-se o Dia do Terapeuta Ocupacional. A data é comemorada desde 1969, quando o código de ética da profissão entrou em vigor. Em 2023, 54 anos após o decreto de conduta profissional se tornar legal, a classe comemora os avanços dos estudos, procedimentos, técnicas e a ampliação do mercado de trabalho, tanto em área de atuação, como em oportunidades e direitos.

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content