Conheça a FPF

Conheça a Fundação Percival Farquhar (FPF)

A Fundação Percival Farquhar (FPF), entidade civil sem fins lucrativos, foi criada no dia 7 de junho de 1967, por iniciativa de um grupo de cidadãos, ao todo, 159 (cento e cinquenta e nove) instituidores, entre pessoas físicas e jurídicas. Pioneira no ensino superior de Governador Valadares, a FPF criou a primeira instituição de ensino e pesquisa, o Minas Instituto de Tecnologia (MIT), seguida da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), da Faculdade de Odontologia (FOG) e da Escola Técnica do Instituto de Tecnologia (Eteit).

Gradualmente, novos cursos e faculdades foram criados e, em 1992, o complexo educacional mantido pela FPF transformou-se na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Atualmente, a FPF é mantenedora da Univale, da Eteit, escola profissionalizante de nível técnico, e da Univale TV, um canal educativo e de interlocução com a comunidade.

A FPF também oferta o Programa de Bolsas para Demanda Individual (BDI) para atendimento aos alunos de baixa renda, assim como participa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Acrescente-se ainda uma rede de cerca de 40 (quarenta) serviços, atividades para apoio ao processo ensino aprendizagem, além de contratar, anualmente, o seguro de acidentes pessoais para todos os alunos, com cobertura de 24 horas, em todo o território nacional e internacional.

A FPF/Univale desempenha um importante papel na manutenção e preservação dos valores sociais e culturais do município de Governador Valadares e região, por meio dos cursos ofertados, da pesquisa e extensão que certamente colaboram para o desenvolvimento econômico e social.

Criada e mantida pela Fundação Percival Farquhar, a Univale possui uma densa estrutura acadêmica. Mantém mais de 20 cursos de graduação presencial e a distância, cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação Lato Sensu e um Curso de pós-graduação Stricto Sensu na área interdisciplinar.

A Instituição possui diversas Clínicas Odontológicas que atendem a comunidade por meio de programas de atenção específica a idosos, gestantes e bebês. É considerada referência nacional em atendimento a pacientes especiais; conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, no Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE).

Ainda possui um Ambulatório de Lesões, também, unidade de referência para toda a região oferecendo atendimento à comunidade no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prevenção de feridas. Conta ainda com dois laboratórios de Anatomia Humana equipados com peças anatômicas, além do Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e de Imunologia, que dão suporte a vários cursos da área da saúde e ciências humanas.

A Univale tem ainda como diferencial, uma completa estrutura para a prática de esportes denominada Centro Esportivo da Univale (CEU). Possui auditórios no Edifício Pioneiros, com ambientes multimídia, que são climatizados e confortáveis para a realização de eventos acadêmicos. O Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, com capacidade para cerca de 800 pessoas, abriga grandes eventos e atividades culturais. O Centro de Feiras e Eventos Vicente Guabiroba (Unicentro), onde são realizados grandes eventos como a Mostra Empresarial do Leste Mineiro (Expoleste). O Centro de Fisioterapia, com uma moderna estrutura, atendendo pacientes da comunidade.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realiza atendimentos de baixo custo a adultos, crianças e famílias, além de orientação vocacional, psicologia escolar e jurídica. O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUS) são espaços em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais, dentre outros.

Por meio de tudo isso, a Fundação Percival Farquhar traz a tradição de mais de 50 (cinquenta) anos de atuação no ensino superior, refletindo a qualidade do ensino ofertado na ocupação, pelos egressos, de importantes postos de trabalho com uma atuação profissional e cidadã relevante e reconhecida tanto na região em que se insere como em todo o país.

Conselho Diretor Fundação Percival Farquhar – Quadriênio 2018-2022

O atual Conselho Diretor da Fundação Percival Farquhar assumiu no dia 5 de setembro de 2018 para a gestão do próximo quadriênio (2018-2022).

Gestor FPF
Rômulo César Leite Coelho – Presidente da FPF
 
Conselho Diretor
Rômulo César Leite Coelho – Presidente
Cantídio Carlos França Ferreira –  Vice-presidente
Valter Luiz Machado da Silva – Secretário
Luiz Carlos Albino – Tesoureiro
Lincoln Byrro Neto – Diretor Adjunto
João Marques Pereira Neto – Diretor Adjunto
Paulo Sérgio Cunha – Diretor Adjunto
Célio Cardoso – Suplente
Heloisa Lucca Pereira –  Suplente
Lissandra Lopes Coelho Rocha – Representante da Univale

Você pode se inscrever usando uma nota do Enem, de qualquer edição a partir de 2016. Com essa opção não é necessário fazer prova!

QUERO USAR MINHA NOTA

Conheça o currículo do Presidente, Dr. Rômulo César

– Dr. Rômulo é médico gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena e especialista em doenças do fígado e endoscopia digestiva pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

– Foi presidente da Associação Médica de Governador Valadares por dois mandatos (2008-2014)

– Atualmente é delegado da Associação Médica de Minas Gerais junto à Associação Médica Brasileira.

O Conselho Diretor é responsável pela administração da entidade. É composto por 10 membros, sendo nove deles eleitos pelo Conselho de Curadores e um representante das unidades de ensino mantidas pela FPF. Os membros do Conselho Diretor escolhem entre si seu presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Os demais são diretores-adjuntos.

Presidente da Assembleia Geral
Sr. Antônio Rodrigues Coelho Junior

Presidente do Conselho Curador- Quadriênio 2018-2022
Sr. Castor Amaral Filho

Secretário Conselho Curador
Sr. Francisco Shimabukuro Jr.

Conselho Fiscal – Fundação Percival Farquhar
Membros Titulares
Sr. Dario Costa Santuchi
Sr. Décio Chaves Rodrigues
Sr. Livânio Paixão Goulart

Membro Suplente
Sr. Paulo Sérgio Cunha