Conheça a Fundação Percival Farquhar (FPF)


A Fundação Percival Farquhar (FPF), entidade civil sem fins lucrativos, foi criada no dia 7 de junho de 1967, por iniciativa de um grupo de cidadãos, ao todo, 159 (cento e cinquenta e nove) instituidores, entre pessoas físicas e jurídicas. Pioneira no ensino superior de Governador Valadares, a FPF criou a primeira instituição de ensino e pesquisa, o Minas Instituto de Tecnologia (MIT), seguida da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), da Faculdade de Odontologia (FOG) e da Escola Técnica do Instituto de Tecnologia (Eteit).

Gradualmente, novos cursos e faculdades foram criados e, em 1992, o complexo educacional mantido pela FPF transformou-se na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Atualmente, a FPF é mantenedora da Univale, da Eteit, escola profissionalizante de nível técnico, e da Univale TV, um canal educativo e de interlocução com a comunidade.

A FPF também oferta o Programa de Bolsas para Demanda Individual (BDI) para atendimento aos alunos de baixa renda, assim como participa do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Acrescente-se ainda uma rede de cerca de 40 (quarenta) serviços, atividades para apoio ao processo ensino aprendizagem, além de contratar, anualmente, o seguro de acidentes pessoais para todos os alunos, com cobertura de 24 horas, em todo o território nacional e internacional.

A FPF/Univale desempenha um importante papel na manutenção e preservação dos valores sociais e culturais do município de Governador Valadares e região, por meio dos cursos ofertados, da pesquisa e extensão que certamente colaboram para o desenvolvimento econômico e social.

Criada e mantida pela Fundação Percival Farquhar, a Univale possui uma densa estrutura acadêmica. Mantém mais de 20 cursos de graduação presencial e a distância, cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação Lato Sensu e um Curso de pós-graduação Stricto Sensu na área interdisciplinar.

A Instituição possui diversas Clínicas Odontológicas que atendem a comunidade por meio de programas de atenção específica a idosos, gestantes e bebês. É considerada referência nacional em atendimento a pacientes especiais; conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, no Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE).

Ainda possui um Ambulatório de Lesões, também, unidade de referência para toda a região oferecendo atendimento à comunidade no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prevenção de feridas. Conta ainda com dois laboratórios de Anatomia Humana equipados com peças anatômicas, além do Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e de Imunologia, que dão suporte a vários cursos da área da saúde e ciências humanas.

A Univale tem ainda como diferencial, uma completa estrutura para a prática de esportes denominada Centro Esportivo da Univale (CEU). Possui auditórios no Edifício Pioneiros, com ambientes multimídia, que são climatizados e confortáveis para a realização de eventos acadêmicos. O Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, com capacidade para cerca de 800 pessoas, abriga grandes eventos e atividades culturais. O Centro de Feiras e Eventos Vicente Guabiroba (Unicentro), onde são realizados grandes eventos como a Mostra Empresarial do Leste Mineiro (Expoleste). O Centro de Fisioterapia, com uma moderna estrutura, atendendo pacientes da comunidade.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realiza atendimentos de baixo custo a adultos, crianças e famílias, além de orientação vocacional, psicologia escolar e jurídica. O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUS) são espaços em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais, dentre outros.

Por meio de tudo isso, a Fundação Percival Farquhar traz a tradição de mais de 50 (cinquenta) anos de atuação no ensino superior, refletindo a qualidade do ensino ofertado na ocupação, pelos egressos, de importantes postos de trabalho com uma atuação profissional e cidadã relevante e reconhecida tanto na região em que se insere como em todo o país.

Conselho Diretor Fundação Percival Farquhar – Quadriênio 2018-2022

O atual Conselho Diretor da Fundação Percival Farquhar assumiu no dia 5 de setembro de 2018 para a gestão do próximo quadriênio (2018-2022).

Presidente
Sr. Rômulo César Leite Coelho

Vice-Presidente
Sr. Cantídio Carlos França Ferreira

Tesoureiro
Sr. Luiz Carlos Albino

Secretário
Sr. Valter Luis Machado

Sr. João Marques Pereira Neto
Sr. Lincoln Byrro Neto

Diretora suplente
Srª Heloisa Lucca Pereira

Representante da Univale
Profª. Lissandra Lopes Coelho Rocha

Conheça o currículo do Presidente, Dr. Rômulo César

– Dr. Rômulo é médico gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena e especialista em doenças do fígado e endoscopia digestiva pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

– Foi presidente da Associação Médica de Governador Valadares por dois mandatos (2008-2014)

– Atualmente é delegado da Associação Médica de Minas Gerais junto à Associação Médica Brasileira.

O Conselho Diretor é responsável pela administração da entidade. É composto por 10 membros, sendo nove deles eleitos pelo Conselho de Curadores e um representante das unidades de ensino mantidas pela FPF. Os membros do Conselho Diretor escolhem entre si seu presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Os demais são diretores-adjuntos.

Presidente da Assembleia Geral
Sr. Antônio Rodrigues Coelho Junior

Presidente do Conselho Curador- Quadriênio 2018-2022
Sr. Castor Amaral Filho

Secretário Conselho Curador
Sr. Francisco Shimabukuro Jr.

Conselho Fiscal – Fundação Percival Farquhar
Membros Titulares
Sr. Dario Costa Santuchi
Sr. Décio Chaves Rodrigues
Sr. Livânio Paixão Goulart

Membro Suplente
Sr. Paulo Sérgio Cunha

Empty tab. Edit page to add content here.

Não encontrou o que procurava?


Preencha o formulário e fale conosco, estamos a disposição para ajudá-lo.