PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Mesa redonda na Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente na UNIVALE discute água, lixo e território

07 junho, 2023

A data de 5 junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a ocasião, a UNIVALE realizou entre segunda (5) e quarta-feira (7) a Semana do Meio Ambiente. Durante os três dias, a programação trabalhou o tema “Água, lixo e território: conhecimentos para as sociedades sustentáveis”, com palestras, mesas redondas, oficinas de educação ambiental e até cinema comentado, com a exibição do filme “Lixo extraordinário”. Na abertura, a discussão foi sobre “Desastres da mineração em Minas Gerais: conhecimentos para as sociedades sustentáveis”.

Coordenador do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), o professor Haruf Salmen Espíndola afirmou que, embora a atividade mineradora seja necessária, deve ser executada de uma forma que promova não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a recuperação ambiental e a sustentabilidade. O professor lembra que os recentes rompimentos de barragens, em Mariana e Brumadinho, atingiram não apenas as pessoas que moram nos locais afetados, mas também outros seres vivos que fazem parte do meio ambiente.

“A complexidade exige que se faça pesquisas, que se conheça, que se aprofunde em estudos, para que a sociedade seja consciente cada vez mais que a mineração tem que ser feita. Nós precisamos de mineração, precisamos do aço, não tem como viver sem isso. Mas é preciso que seja de forma responsável, de forma social e ambientalmente correta”, avaliou Haruf.

Mesa redonda na Semana do Meio Ambiente

Educação ambiental

No curso de Engenharia Civil e Ambiental, o coordenador Hernani Santana destacou que a educação voltada à sustentabilidade deve fazer parte da teoria e da prática nas disciplinas. “A educação ambiental está ligada ao curso de uma forma direta e transdisciplinar, atinge diversas disciplinas que trabalham essa questão da educação ambiental como um todo. Tanto na parte prática, como teórica. Então a gente envolve a educação ambiental de todas as formas ao longo do curso”, comentou Hernani.

Ao longo da Semana do Meio Ambiente, a UNIVALE também recebeu estudantes do ensino médio para, além de conhecer o campus, participação em oficinas de educação ambiental. “A gente espera que, com a diversidade de oficinas que estamos oferecendo, os alunos possam conhecer o meio ambiente, questionar os problemas ambientais e se posicionar de maneira crítica frente a esses problemas”, destacou o também professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental, Thiago Martins Santos.

A UNIVALE TV também registrou a Semana do Meio Ambiente no campus:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down