Este sábado (21) foi dia de despertar a conscientização ambiental da população valadarense. É que a Univale promoveu a segunda edição do Plogging, uma atividade esportiva que combina corrida ou caminhada com recolhimento de lixo. O evento, que começou timidamente em maio deste ano, se expandiu no segundo semestre de 2019 e alcançou diversos setores e entidades do município.

O plogging iniciou em 2016 na Suécia, com o ambientalista  Erik Ahlström, e se espalhou para outros países; atualmente acontece em mais de 150. Na Univale, é organizado pelo Espaço A3 (Apoio ao Aluno), estudantes de Psicologia e Ciências Contábeis, sob responsabilidade das professoras Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Líbia Monteiro Martins.

O nome é originário da junção de outros dois termos, a expressão sueca “plocka”, cujo significado é recolher, e “jogging”, em inglês, que significa correr. Além de conscientizar a população para o aumento com a poluição, a atividade esportiva associa bem-estar físico com sustentabilidade. 

“Começou como uma ideia bem pequena. Avaliamos sobre como mobilizar as pessoas para pensarem na preservação do meio ambiente com práticas sustentáveis. Ficamos muito felizes com a proporção que tomou. É uma semente plantada que está germinando. E o objetivo é esse mesmo, se tornar uma prática no cotidiano da cidade. A gente precisa fazer uma educação com o restante da população. Sabemos que nossos recursos são finitos e essa geração nova é bem ativa e está pensando nisso”, pontuou a professora Líbia Martins. 

Rômulo César Leite Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, parabenizou o envolvimento da prefeitura e demais entidades do município. Para ele, parcerias como essas são fundamentais para a realização de uma atividade tão grande quanto o Plogging. 

“É relevante por trazer um evento internacional para o Brasil e para Governador Valadares. A participação de todos é importante, em especial a prefeitura, porque quando ela abraça essa causa, significa que é mesmo para toda a comunidade. Cuidar do meio ambiente é cuidar da gente mesmo, é dar um bom destino para o lixo. Um dos grandes problemas da saúde pública é quando ele não é adequadamente destinado. E a Univale, mais uma vez pioneira, cumprindo seu papel comunitário de cuidar das pessoas e da cidade”, afirmou. 

 

Integração

O Plogging Univale foi integrado à ação da Prefeitura de Valadares em comemoração ao “Dia Mundial da Limpeza”. Ivan Fialho, secretário de Meio Ambiente do município, representou o prefeito André Merlo no evento e disse que é muito importante para os cidadãos zelarem pela limpeza e manutenção dos cuidados com o meio ambiente.

A ação deste sábado iniciou com uma concentração na Praça dos Pioneiros, no Centro. Em seguida, os participantes seguiram para o bairro Ilha dos Araújos. Concomitantemente, foram feitas mais ações próximo ao bairro São Tarcísio e, na Lagoa do Pérola, pelos atiradores do Tiro de Guerra. Os demais apoiadores se dividiram em outras áreas da cidade.

A atividade foi apoiada também pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), Polícia Militar Ambiental, Tiro de Guerra, Grupo Escoteiro 73° Pedra Negra, Defesa Civil, DPark Limpeza Urbana e as secretarias municipal de Obras e Meio Ambiente.