Reflexão sobre a intolerância é retratada em exposição fotográfica de alunos de Publicidade e Propaganda

24 junho, 2019

Quem passou pela Praça dos Pioneiros, no Centro de Governador Valadares, na última quarta-feira (19), teve a oportunidade de conferir uma exposição fotográfica especial desenvolvida por alunos do primeiro período de Publicidade e Propaganda da Univale.

Penduradas em um varal que serpenteava pelo espaço cultural e ladeadas por piscas-piscas coloridos, as fotos destacadas durante a noite foram dispostas em uma sequência que conduzia o olhar do visitante por histórias que emocionavam e provocavam reflexões.

No palco, à frente, durante toda a mostra, apresentações musicais feitas por alunos do curso de comunicação abrilhantavam a noite e complementavam a exposição. As fotos dos alunos de Publicidade e Propaganda tiveram como objetivo representar as letras das músicas cantadas, que versavam sobre a intolerância envolvendo casos de cor, raça, religião e gênero.

Exposição de fotografias do curso de Publicidade e Propaganda

O comerciante Ivan Ayres prestigiou a exposição de fotografias do curso de Publicidade e Propaganda e disse que as imagens o fizeram pensar sobre o que acontece na sociedade, em questão de sentimentos e a respeito das preocupações do dia a dia das pessoas.

“É um alerta para que passemos a ficar atentos às pessoas a nosso redor, para que não ocorra uma tragédia maior. Principalmente no tema que vi, que tratava de questões do suicídio. Essas pessoas nos dão sinais e muitas vezes não percebemos”, refletiu ele.

Gabriel Cunha, um dos alunos de Publicidade e Propaganda que participaram da exposição, disse que a ideia é mesmo essa, chamar a atenção para o que vem acontecendo na sociedade: depressão, assédio, racismo. Para ele se tornou relevante ter a oportunidade de representar minorias que às vezes são ignoradas.

“Meu grupo pegou a música ‘Eu tô bem’, do Luiz Lins. Tentamos representar dentro dela a depressão. Os personagens das imagens são atores da Cia de Teatro Katarriso. Podemos mostrar o potencial do nosso trabalho e o talento do grupo, que é muito importante para a cidade. Me surpreendi com o resultado. Essa repercussão é apenas uma consequência, pois nos esforçamos muito para chegar onde estamos hoje”, pontuou.

Segundo o professor Elton Frederico Binda de Castro, responsável pela atividade, durante o semestre inteiro, os alunos de Publicidade e Propaganda tiveram o Projeto Integrador de Curso (PIC) da exposição fotográfica.  A turma foi dividida em vários grupos, cada um com uma função específica: organização, criação e divulgação de materiais. O subtema “Intolerância”, dentro do tema principal “Cerne”, foi decidido por votação e recorte de ideias, em uma participação coletiva. Ele elogiou a qualidade do material produzido e lembrou que o a atividade permitiu aos acadêmicos aprenderem fazendo.

“Acho que além do senso crítico que desenvolvem em relação à sociedade, eles aprendem a se relacionar em grupo, o que não é fácil. Aprendem que as coisas têm prazo e têm que acontecer. O próprio relacionamento interpessoal entre eles melhora. São pessoas que já chegam à universidade politizadas e entendem cada vez mais. Então, acho que contribui nessa discussão. Um passa a ver mais o lado do outro, principalmente em questão de respeito”, disse.

Veja a galeria de fotos da exposição do curso de Publicidade e Propaganda: