Quando começa a sua carreira?

Construção de carreira foi tema abordado pelo professor Omar Azevedo para alunos do terceiro ano do colégio Imaculada Conceição

Na manhã desta sexta-feira (29), a sala de aula da turma de terceiro ano do ensino médio do colégio Imaculada Conceição ficou bem diferente. Os alunos saíram da escola para passar um dia na universidade, conhecendo um pouco mais de perto a rotina que terão a partir do próximo ano. A turma foi recebida no auditório A da Univale pelo professor Omar Azevedo, coordenador do curso de Psicologia, que levantou um bate-papo sobre decisão de carreira. 

professor omar
Professor Omar Azevedo durante palestra. Imagem cedida pelo Colégio Imaculada Conceição.

Para abrir a conversa, o professor trouxe um questionamento: “quando começa a sua carreira? Será que ela já começou?”. Para o estudante Pedro Henrique, a carreira começa “a partir do momento que você começa a fazer suas próprias escolhas”. Já Maria Eduarda acredita que a carreira tem início quando decidimos qual é o nosso objetivo: “a carreira começa quando escolhemos onde queremos chegar. A partir daí eu vou trilhar um caminho, que é onde vai ser construída a minha carreira”. 

Ponto para os alunos. “A carreira começa quando descobrimos o que gostamos, o que fazemos bem, quais são as nossas habilidades. A sua pode ter começado aos 8 anos de idade, aos 12, mas ela com certeza já começou”, explicou o professor. Em seguida, o psicólogo também destacou que a carreira não é algo estático, não se cristaliza. “Mesmo que passemos 20 anos na mesma profissão, isso não quer dizer que estivemos sempre fazendo a mesma coisa. Nossa carreira está em constante evolução, porque o mundo está em constante mudança”. 

Para ilustrar, os alunos foram convidados a observar um famoso vídeo sobre a troca de pneus na Fórmula 1:

Os alunos ainda puderam refletir um pouco sobre os mitos e verdades que cercam o universo do trabalho, dentre outros assuntos levantados na primeira parte da manhã. Já no segundo momento, a turma se dividiu por áreas de interesse. 

Visita aos laboratórios e espaços dos cursos 

Como uma viagem no futuro, os estudantes puderam conferir de perto a rotina, desafios e infraestrutura que os aguarda na formação acadêmica e atuação profissional. Para viver esta experiência e compreender de fato os papéis e processos dos estudos, pesquisas, iniciações científicas e práticas, a turma se dividiu em quatro escolhas: Medicina, Psicologia, Comunicação e  Medicina Veterinária 

Visita do colégio
Imagem cedida pelo o Colégio Imaculada Conceição.

Os tours pelos laboratórios foram guiados por um professor de cada curso e os estudantes também puderam tirar dúvidas ao longo da visita. Quem optou por Medicina conheceu o laboratório de anatomia. A professora da graduação Elaine Sherrer, lembrou aos alunos “que antes de chegar aos estudos práticos, há muita leitura de artigos e teorias em geral.” Mas para a aluna e visitante Maria Luiza, não há obstáculos para os sonhos. “Quero Medicina há muito tempo. Já até pesquisei a área e gostei muito de neurologia”, comenta a futura estudante. Já o colega dela, o Pedro Henrique, ainda está se decidindo. “Tenho interesse na área, mas ainda estou pesquisando. A certeza é que meus pais me apoiam na escolha que eu fizer”. 

Os que escolheram Medicina Veterinária estiveram no laboratório anatômico do curso.  Já os estudantes que escolheram Psicologia, puderam conhecer o Serviço de Psicologia aplicada. E quem ainda não nem começou os estudos, mas já chegou deixando uma  marca registrada na universidade, foram os estudantes que escolheram os cursos de comunicação. Além de conhecer a rádio universitária, eles participaram de um podcast. 

rádio universitária
Rádio Universitária. Imagem cedida pelo o Colégio Imaculada Conceição.

Um dos professores da turma é o Maycon Gonçalves,  ele pontua que desde o 1º ano do ensino médio, o colégio desenvolve um programa para ajudar os alunos a descobrirem os talentos e profissões a serem seguidas. “Estar na universidade tendo a oportunidade  conhecer a realidade prática das profissões que eles escolheram é a finalização de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos.”

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support