PortugueseSpanishEnglish
qual o valor da faculdade de administração capa

Qual o valor da faculdade de Administração?

04 outubro, 2022

Viemos trazer boas notícias: vamos falar sobre o valor da faculdade de Administração e sugerir dicas de organização financeira para ingressar

Escrito por: Glenda Hastenreiter Corteleti, estudante do 5º período de Publicidade

Muitos brasileiros têm o desejo de cursar Administração. Não é à toa que esse curso é o segundo maior do Brasil em número de alunos, perdendo apenas para Direito. Além disso, ele é ofertado por mais de 1500 instituições em todo país. Mesmo sendo amplamente difundido, existem alguns obstáculos que assustam os futuros administradores: os valores. Afinal, qual o valor da faculdade de administração?

Viemos trazer boas notícias: com um bom planejamento, é possível superar essas dificuldades! Neste texto, vamos falar sobre os custos do curso — mensalidades e gastos extras — e sugerir algumas dicas de como se organizar financeiramente para poder ingressar na “Adm”!

Valor da faculdade de Administração

O valor da faculdade de Administração vai variar de acordo com a região, com a própria instituição ofertante e com a modalidade — a distância ou presencial. O valor mínimo é de cerca de 180 reais, podendo chegar ao máximo de 3550. Contudo, a média nacional de preço fica em torno de 700 a 1000 reais.

Na região Sudeste, onde há a maior quantidade de faculdades de Administração no país, a média é de cerca de 1000 reais. Nas regiões Sul e Centro-Oeste, as mensalidades variam de 500 a 1000 reais. Já as regiões Norte e Nordeste têm os valores mais acessíveis, não chegando a 1000 reais.

Aqui na Univale, o curso de Administração é ofertado nas modalidades presencial e a distância. Para saber o valor das mensalidades, basta clicar nos respectivos links, ir em “Valor do curso” e preencher os campos que você receberá os valores por e-mail, além de contatos para tirar quaisquer dúvidas a respeito do curso, dos vestibulares e entre outras perguntas.

Outros gastos

valor da faculdade de administração outros gastos
Imagem: Pexels

Não é só o curso que demanda investimento: existem outros gastos importantes, como moradia, alimentação, lazer, transporte, entre outros, que de certa forma integram o valor da faculdade de Administração. Além de citar esses detalhes aos quais você deve se atentar, traremos dicas para você, futuro calouro, conseguir poupar para se manter no curso!

Moradia

Se você pretende cursar Administração fora da sua cidade ou deseja morar sozinho, a moradia é o principal aspecto a se levar em conta em seu planejamento. Afinal, é necessário verificar preços de aluguel e, também, avaliar a distância entre a faculdade e sua casa — abordaremos isso de maneira mais aprofundada adiante.

Uma opção para diminuir o valor do aluguel é viver com parentes que estejam na mesma cidade e que possam te receber ou morar em repúblicas estudantis. Se nenhuma das opções é viável, não desista do seu sonho: lembre-se de que a Univale e várias outras instituições ofertam o curso de Administração a distância e na modalidade híbrida, permitindo que você estude sem sair de casa ou com poucos encontros presenciais.

Transporte

O transporte tem se tornado um problema nos dias de hoje, principalmente com a alta dos preços. Se você mora perto da faculdade, tente andar de bicicleta ou mesmo ir a pé. Se a distância for maior, evite carros e motoristas de aplicativos e busque alternativas mais baratas, como transporte público ou caronas de amigos.

É importante também planejar a moradia, algo que já citamos acima, na hora de escolher o meio de transporte. Embora, na maior parte das vezes, os aluguéis ao redor das instituições de ensino sejam mais caros, os gastos com transporte serão bem menores, e vice-versa. Calcular o melhor custo-benefício, nesse caso, é essencial para conseguir se manter.

Se, mesmo com esse planejamento, os gastos combinados de moradia e transporte não valham a pena, mais uma vez considere a opção de cursar Administração na modalidade a distância.

Alimentação

A gente sabe que aquela coxinha da cantina é tentadora não apenas pelo sabor, mas pelo preço. Contudo, precisamos lembrar a você de que, para um bom aprendizado, é necessário hábitos saudáveis. Portanto, evitar frituras e comidas gordurosas lhe trará, além de um melhor rendimento no curso, maior qualidade de vida.

Evite comidas gordurosas e industrializadas, por mais que custem barato, e aposte em opções mais saudáveis e de menor preço. Seu corpo e sua mente agradecem! Além disso, tente cozinhar a própria comida, pois é uma alternativa mais econômica que comprar de restaurantes.

Livros

Por fim, todo curso requer leituras. Na Administração não é diferente. Você terá listas de autores importantes da área para conhecer e, consequentemente, muitos livros para ler durante sua trajetória acadêmica.

Por exemplo, os livros de um dos autores mais famosos da área da administração de empresas e recursos humanos, Idalberto Chiavenato, custam por volta de 75 a 180 reais, o que pode pesar no bolso de alguns estudantes.

Contudo, a maior parte das instituições tem bibliotecas próprias, além das bibliotecas municipais, que podem ajudá-lo(a) em seus estudos sem precisar gastar nada — então, se atente aos prazos de devolução para não receber multas que podem ser evitadas!

Mas se você quiser montar sua biblioteca, existem opções digitais que podem ser adquiridas por valores mais baixos que as edições físicas. Além disso, fique de olho em promoções de livrarias e busque comprar edições usadas: o Estante Virtual, por exemplo, é um site onde você pode comprar livros usados por preços excelentes!

Conclusão

valor da faculdade de administração conclusão
Imagem: Pexels

Agora você já sabe tudo sobre o valor da faculdade de Administração! Viu como um bom planejamento pode fazer a diferença na hora de entrar na faculdade? Como o nome do curso já diz, uma boa administração é fundamental para ingressar no curso dos seus sonhos, inclusive na “Adm”!

Outra dica para amenizar o valor da faculdade de Administração é por meio de bolsas de estudo. Além do ProUni, que são bolsas ofertadas pelo Governo Federal, aqui na Univale temos a Bolsa de Demanda Institucional (BDI), os vestibulares Top 30 e Top 50 e o Vestibular Social, com bolsas de até 100%.

Entenda mais sobre essas modalidades, conheça os outros descontos que oferecemos e saiba tudo sobre como conseguir bolsas de estudo aqui na Univale!

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content