A intervenção do psicólogo escolar na prevenção do bullying

13 maio, 2021
Autores: Adelice Jaqueline Bicalho e Adriana Mara Portugal Pimentel
Cursos: Psicologia
Resumo:

Atualmente vem-se ampliando as pesquisas sobre o fenômeno Bullying e sua ocorrência no contexto escolar. O bullying se caracteriza, principalmente, por ações agressivas, vexatórias, com violência implícita ou explícita, de forma repetitiva envolvendo três personagens: o agressor, o expectador e a vítima, sendo que esta conduta pode ocorrer de um indivíduo para outro, de um indivíduo para o grupo ou de um grupo para um indivíduo. Tem-se que no contexto escolar, pelo maior tempo de convivência entre seus participantes, este fenômeno ocorre com mais frequência. Objetiva-se discorrer sobre o papel do psicólogo escolar na prevenção de comportamentos que podem levar ao bullying. Utilizou-se o método de revisão bibliográfica em artigos científicos e livros que abordam a temática, tendo como indicadores bullying e psicologia escolar. Os resultados apontam que ações do bullying provocam na vítima consequências emocionais que afetam sua auto-estima e seu desempenho escolar. Apontam, ainda, que a intervenção do psicólogo escolar deve-se dar de forma grupal, trabalhando o resgate de valores como respeito, solidariedade, justiça e convivência com a diversidade, sendo um trabalho processual que intervenha de maneira preventiva.