Imagem de atendimento em psicologia e saúde mental

Psicólogos celebram 60 anos de cuidados com a saúde mental

26 agosto, 2022

Em 27 de agosto de 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de psicólogo e dispõe sobre a formação de profissionais da área em faculdades de Psicologia — na ocasião em que a categoria celebra 60 anos de regulamentação, o coordenador do curso de Psicologia da Univale, professor Omar Ferreira, destaca a luta pela implementação e consolidação de políticas públicas de cuidado com a saúde mental.

“Os desafios que a gente tem, basicamente, enquanto profissão, estão na implementação e solidificação de grandes e boas políticas públicas na área de saúde mental. E em outras áreas também, mas em especial na área de saúde mental. Seja nas empresas ou nas escolas, no poder público ou universidades, onde quer que haja possibilidade de atuação do psicólogo, esse é um dos nossos grandes desafios”, declarou o professor.

Embora o Dia do Psicólogo seja em 27 de agosto, as comemorações pela data, na Univale, foram antecipadas para o dia 23, quando a aula magna com o tema “Lugar do sexo na clínica – se não for o psicólogo, quem será?” foi ministrada pela sexóloga Cida Lopes. Em julho, as seis décadas de regulamentação profissional levaram a Câmara de Governador a prestar homenagem a 16 representantes da categoria, incluindo egressos da Univale e cinco professoras da instituição.

“Neste ano a gente completa 60 anos de homologação da profissão. Tem sido um ano de muitas comemorações e reconhecimento da luta da profissão da Psicologia no Brasil. A gente tem, aqui na universidade, sempre caminhado com temas contemporâneos. A gente tem um curso atualizado com as demandas de mercado e acompanha as questões de legislação. Temos acompanhado nossos egressos, como eles estão e onde estão atuando. A gente procura se manter sempre conectado com as novas tecnologias e possibilidades”, acrescentou o coordenador do curso.

Foto do professor Omar Ferreira
Professor Omar Ferreira

Univale, há mais de 30 anos formando psicólogos e contribuindo para a popularização dos cuidados com a saúde mental

Omar Ferreira também enfatiza que, em mais da metade do tempo em que a profissão está regulamentada, a Univale tem formado psicólogos que atuam na região, em outros estados e até fora do país. “A gente, enquanto curso de Psicologia da Univale, completa 33 anos em 2022. Já fazemos parte da história desses 60 anos da Psicologia no país, contribuindo com a formação de excelentes profissionais”, disse.

Em breve, uma dessas profissionais será a estudante do 6º período, Maria Fernanda Cardoso de Sousa Lima. A aluna ressalta que sempre admirou a profissão e sonhou exercê-la, e sente grande alegria em comemorar os 60 anos de regulamentação. Para ela, a Psicologia tem uma grande importância em vencer a resistência aos cuidados com a saúde mental.

Foto da aluna Maria Fernanda
Maria Fernanda

“Nos dias de hoje, a Psicologia tem recebido grande reconhecimento sobre sua importância. Sim, ainda existem muitos que têm preconceito com aquilo que é ligado à saúde mental, mas aos poucos estamos ganhando nosso lugar. A Univale tem me dado grande suporte, um ensino de qualidade e professores incríveis. Aqui se formam grandes profissionais, que trazem bons frutos para profissão”, declarou Maria Fernanda.

Saiba mais sobre o curso de Psicologia da Univale.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91