Entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro estarão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Rede Solidária Natureza Viva”. São ofertadas 20 vagas. Os acadêmicos que desejarem concorrer devem entregar os documentos relacionados neste edital na secretaria da Sala dos Professores, no Bloco E1 (Campus II). O atendimento é de 7h às 21h.

Há vagas para: estudantes de Agronomia e Agronegócio, a partir do 1º período; alunos de Enfermagem, Pedagogia e Engenharia Civil e Ambiental, a partir do 2º período; acadêmicos de Medicina, do 3º período em diante; e discentes de Nutrição, que estejam no 4º período ou superior. Podem participar, ainda, mestrandos do GIT.

A entrevista, que faz parte do processo de seleção, seguida de análise de histórico, será feita no dia 03 de setembro, às 17h30, no Auditório A, do Edifício ED2. São requisitos de participação estar regularmente matriculado em um dos cursos, não possuir inadimplência com a Univale/FPF, ter disponibilidade de três horas semanais, no turno vespertino ou noturno, para desenvolvimento das atividades.

O resultado será divulgado no site da Univale no dia 04 de setembro. O período de duração do projeto é de 05 de setembro a 05 de dezembro de 2019.

 

Objetivos

A proposta metodológica do projeto Rede Solidária Natureza Viva é inspirada no debate da Educação Ambiental Crítica que pressupõe uma leitura ambiental da realidade, objeto de intervenção, seguida de debates e tomada de decisões com vistas à melhoria da qualidade ambiental e da vida das pessoas.

O projeto terá dois eixos de reflexão e ação: o primeiro envolverá os discentes que auxiliarão na manutenção da horta comunitária na sede da associação; na formação em serviço, atendimentos e educação em saúde aos catadores; e na educação e comunicação organizacional da ASCANAVI.

O segundo eixo envolverá os discentes por meio de atividades de educação e gestão ambiental na Univale e em escolas públicas ribeirinha de Governador Valadares, por meio dos cursos de extensão “Educação Ambiental Escolar” e “Aproveitamento Integral dos Alimentos” e de palestras sobre gerenciamento de resíduos sólidos. Essas atividades serão voltadas para professores, estudantes, gestores e funcionários das escolas públicas; funcionários das cantinas da Univale; e funcionários do Departamento de Campi, respectivamente. Além disso, os discentes apoiarão a organização da feira de produtos orgânicos da Univale.

 

[Clique aqui para ver o edital]