Os cursos de Farmácia, Agronegócio e Agronomia se juntaram para produzir e distribuir medicamentos naturais para a comunidade de Valadares. Os fitomedicamentos, como são chamados, são remédios de origem vegetal, que não possuem nenhum tipo de adubos químicos ou agrotóxicos, e têm se tornado uma alternativa natural de cuidado à saúde.

A atividade faz parte do projeto “Phytomed” e tem objetivo de produzir plantas medicinais e incentivar o uso pela população. Nesse semestre foram cultivadas ervas como o Boldo Brasileiro, Boldo do Chile, Saião, Hortelã Pimenta, Orégano e Manjericão.

Segundo o professor Carlos Alberto Silva, que está coordenando o projeto, essas atividades, que vão além da sala de aula, são importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto futuros profissionais.

“Esses momentos são perfeitos para os acadêmicos praticarem as teorias aprendidas e, principalmente, para compartilhar os conhecimentos dessas plantas medicinais com a comunidade”, explicou.

Saiba como adquirir uma muda

As plantas já estão prontas para uso e qualquer pessoa pode adquirir uma muda gratuitamente no Laboratório de Farmacognosia (Sala 1 do Bloco D) do Campus Antônio Rodrigues Coelho (Campus II da Univale). Basta levar um smartphone para preencher um cadastro virtual.

Sobre o projeto

O projeto “Phytomed” já integrou os alunos em várias atividades. Teve início em 2015, com a iniciativa dos professores Carlos Alberto Silva e Ivana Cristina Ferreira Santos, ambos do curso de Farmácia, com o objetivo de cultivar plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos para o uso da população, e também incentivar o uso de planta medicinais na comunidade.

Recentemente, o projeto participou da “XIV Festa das Flores” com o Horto Medicinal. Veja a matéria completa no link a baixo.

Univale participa da 14ª edição da Festa das Flores