Projeto de extensão promove atendimento odontológico a catadores da Ascanavi

Os trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) retornaram à Univale no segundo semestre deste ano para dar continuidade aos atendimentos feitos nas Clínicas do curso de Odontologia do Campus II.

Equipe de alunos, profissionais e professores atuantes no projeto em 2019/2 -Foto: Arquivo pessoal.

Os atendimentos são parte do programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva. As ações desenvolvidas pelo curso de Odontologia visam atender as demandas de promoção, prevenção e reabilitação oral dos catadores da Ascanavi e seus familiares. Permite também capacitar o aluno para atuar de forma multi e interprofissional.

Os tratamentos continuados executados nas clínicas da universidade envolvem restauração, dentística, periodontia, prótese fixa e removível, cirurgias, endodontia e orientação de higiene bucal. O programa, segundo o professor João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque, contempla alunos do 7º e 8º períodos.

O professor responsável é o docente Cláudio Machado, coordenador do curso. Completam a equipe fixa as professoras Suely Rodrigues, Kíssila Zacché e Erika Miranda. João Pedro, que também faz parte da equipe, disse que em casos onde há necessidade são convidados professores de cirurgia, periodontia e endodontia.