Programa PET Saúde apresenta diagnóstico em ESF do Sir

25 junho, 2019

Resultados do diagnóstico do PET Saúde ajudaram a identificar os principais problemas que podem estar contribuindo para o adoecimento da comunidade

Em 2018, a Univale foi selecionada entre as Instituições de Ensino Superior de Valadares para desenvolver o Programa PET – Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde), do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Desde então vem desenvolvendo ações nos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do munícipio.

Diagnóstico situacional em saúde da Unidade Sir 1, durante a reunião do Conselho Local de Saúde das Unidades Saúde da Família (USF) Sir 1 e 2, programa PET Saúde

Na última semana, os grupos 1 e 2 apresentaram o diagnóstico situacional em saúde da Unidade Sir 1, durante a reunião do Conselho Local de Saúde das Unidades Saúde da Família (USF) Sir 1 e 2. De acordo com a professora do curso de Odontologia, Ayla Norma, que participa do programa, o diagnóstico foi elaborado a partir de vivências desenvolvidas no território, na área de abrangência das Unidades.

“Foi utilizado a metodologia da estimativa rápida, onde os alunos foram a campo e coletaram dados de forma participativa, envolvendo o levantamento nos registros internos da Unidade, a observação ativa do território e conversas com informantes-chave da comunidade”, explicou a docente.

Os resultados do diagnóstico mostraram os aspectos demográficos, epidemiológicos, e sociais do território de abrangência da USF, onde foram identificados os principais problemas que podem estar contribuindo para o adoecimento da comunidade mencionada, das respectivas unidades, bem como, os pontos fortes que favorecem a saúde.

Após a apresentação, os conselheiros, a comunidade e os profissionais presentes tiveram oportunidade de debater, sugerir e validar o trabalho realizado. “Foram momentos de integração ensino-serviço e comunidade que fortalecem e potencializam o desenvolvimento do SUS e, também, estimula a autonomia e protagonismo dos alunos”, explicou a professora Ayla.

Essa etapa finaliza o primeiro ciclo do Programa PET Saúde – Univale e vai subsidiar o planejamento para os próximos semestres. Ou seja, vai nortear as intervenções numa perspectiva interprofissional, tendo por base a compreensão da realidade do território.

Na Univale o programa PET Saúde é coordenado pelo professor Leonardo Oliveira Leão e Silva e os grupos são constituídos por professores e alunos dos cursos da área de Saúde da Univale e preceptores, que são os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares.

Colaboração: professora Ayla Norma