dia do publicitário com egressos de publicidade

Profissão publicitário: conheça histórias de egressos que passaram pelo curso de Publicidade e Propaganda da Univale

01 fevereiro, 2023

No dia primeiro de fevereiro, é celebrado o Dia do Publicitário. A data marca a promulgação do Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que regulamenta a profissão ao aprovar a Lei nº 4.680, de 1965. Na Univale, o curso de Publicidade e Propaganda surgiu em 1998, inicialmente em oferta como dupla habilitação, junto com o curso de Jornalismo.

A partir de 2002 os cursos se separaram, no intuito de possibilitar maior aprofundamento nas competências exigidas por cada profissão. Hoje, os publicitários e publicitárias formados pela Univale estão espalhados por todo o Brasil. Confira os depoimentos de alguns dos profissionais que passaram pelo curso de Publicidade e Propaganda!

Tico Ribeiro, turma de 2009

tico ribeiro, egresso de publicidade e propaganda, para o dia do publicitário

“Sou formado pela Univale em Publicidade e Propaganda, em 2009. Tive um período muito bom durante minha graduação, com aulas de filosofia, sociologia, antropologia e teorias da comunicação, além de matérias específicas da área como redação publicitária, marketing, fotografia, entre outras. Depois da formatura, trabalhei por mais de 15 anos em uma agência de publicidade em Valadares, pude vivenciar na prática todos os desafios da área.

Depois trabalhei em uma multinacional, na construção de uma usina hidrelétrica no estado de Mato Grosso. Após três anos, fui para São Paulo, também na construção civil, desta vez nas obras da Linha 6 Laranja do metrô. Todas essas experiências foram na minha área de formação. Atualmente sou freelancer e colaboro diretamente com empresas de Minas, São Paulo e Bahia”.

João Emanuel Cabral, turma de 2020

“Eu me formei em Publicidade e Propaganda na Univale, e hoje eu trabalho como produtor audiovisual aqui mesmo, na minha própria empresa, dentro de casa. Foi uma experiência muito boa esse período de formação que eu tive na Univale, porque antes de entrar em Publicidade e Propaganda eu queria fazer Sistemas de Informação. E eu não sabia direito, assim, era uma área que eu gostava, de computador, mas eu também explorava muito na área de vídeo.

João Emanuel, egresso de publicidade e propaganda, para o dia do publicitário

Eu sempre tive essa paixão, desde assistir filmes, querer saber como funcionava por trás das câmeras, eu sempre gostei muito disso. E aí no momento da decisão, acabou que por acaso não fechou turma para Sistemas de Informação e aí me falaram que eu podia escolher outro curso. Eu escolhi Publicidade e Propaganda que já era minha segunda opção. E lá dentro eu descobri que tinha o setor de vídeo, fora que eu me apaixonei mais ainda. Hoje eu trabalho como editor e produtor de vídeos, faço também as captações e direção. É um pouquinho de tudo dentro da área de audiovisual”.

Hudson Ferreira, turma de 2001

Hudson, egresso de publicidade e propaganda, para o dia do publicitário

“Eu gostei muito do curso que eu fiz, gostei muito das amizades que eu fiz. Tenho amizades lá, intensas, amigos muito próximos até hoje. E abriu muitas portas pra mim. Foi muito legal. Eu tive a oportunidade de trabalhar na Inova, de ser a turma pioneira da Inova, que era o laboratório de Publicidade do curso, e que depois veio a se tornar a House da universidade, fazendo campanhas publicitárias para a universidade. Foi um período muito bom da minha vida. Hoje eu estou na Prefeitura de Governador Valadares, como Secretário de Comunicação e Mobilização Social”.

Christiano Vendramine, turma de 2007

Christiano Vendramine publicitário scaled e1675250385772

“A verdade é que eu não sabia que eu queria ser publicitário, mas por uma dessas coincidências incríveis da vida, foi a Univale que me ajudou a perceber isso, quando vi um guia de profissões da faculdade rodando na sala de aula onde eu cursava o Ensino Médio. Por curiosidade, peguei, comecei a ler e vi que tinha um ano de aula de Fotografia, uma das minhas paixões até hoje. Durante o curso, descobri muitas outras paixões dentro da profissão e percebi que estava no lugar certo.

Hoje, minha profissão já me permitiu viver em 3 países, 3 continentes, 6 cidades diferentes, me deu alguns bons prêmios e bons amigos que levo pra vida toda. E tudo começou na Univale”.

Bárbara Brandão, turma de 2019

Bárbara, egressa de publicidade e propaganda, para o dia do publicitário

“Tudo começou na Univale. Entre as paisagens de um campus exuberante e o acolhimento dos colegas e professores, foi lá onde conheci e me encantei pela minha profissão. Ser publicitária é uma oportunidade de transitar por diversas experiências. Porém, hoje, após a minha primeira pós-graduação também concluída na Univale, assumo a missão de atuar na gestão e coordenação de marketing de empresas por todo o Brasil. A Univale me trouxe a oportunidade de me conectar com pessoas e profissionais inspiradores. Trago em minha bagagem boas lembranças, grandes amizades e muita gratidão”.