Professores e mestrandos da Univale participam do Coninter

10 novembro, 2021

Apresentação no Coninter resultará na publicação de artigos

Mestrandos e professores do GIT — Gestão Integrada do Território — participam em peso do Coninter — Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Além de serem contribuições relevantes para a comunidade científica, as produções trazem também prestígio grande para a instituição.

A Univale investe em pesquisas científicas, tanto do GIT quanto da graduação, e este incentivo vem trazendo resultados para a universidade, uma vez que é reconhecida até mesmo em congressos internacionais. Com professores, mestrandos e alunos da iniciação científica entre os autores, a Univale soma pelo menos 12 trabalhos neste evento.

A professora do GIT, Renata Bernardes Faria Campos participa do evento como orientadora e co-autora em muitos dos resumos expandidos que foram submetidos. Ela destaca que “o mais importante é que o Coninter se trata de um evento interdisciplinar e de nível de pós-graduação em que os avaliadores contribuem bastante para a formação das pessoas que apresentam seus trabalhos”.

Renata ainda conta que participou de um grupo de trabalho junto com uma de suas orientandas do mestrado em que os avaliadores deram várias sugestões que serão para o aprimoramento do trabalho. Assim, da mesma forma que a participação nestes eventos são importantes para a visibilidade dos programas da faculdade, também são fonte de grande conhecimento para os pesquisadores e enriquecedor para seus trabalhos.

Estão todos muito animados para o evento, que é um dos maiores congressos da área de ciências humanas e sociais do mundo. A mestranda do GIT, Denise Cristina Rocha Muniz, por exemplo, já apresentou seu trabalho no congresso. Ela afirma que seu trabalho foi muito bem recebido: "Estava muito nervosa. Mas não recebi críticas, apenas sugestões para melhorar e acrescentar ao meu trabalho". A aluna desenvolveu o trabalho sobre o índice de desenvolvimento sustentável do município de Pingo-d'Água, cidade que se localiza na zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, sob a supervisão da professora Renata.

Saiba mais sobre o Coninter

O Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades está em sua 10ª edição, consolidado como um dos maiores eventos da área de ciências humanas e sociais do mundo. Sempre trazendo pesquisas relevantes e nomes de peso da área, o Coninter deste ano está ocorrendo remotamente por causa da pandemia.

Confira a programação:

DATASATIVIDADES
08.11.2021Fórum de Coordenadores da Câmara II da Área Interdisciplinar
09.11.202114h – Mostra de documentários e curtas selecionados18h – Conferência de Abertura
10.11.202109h – 1ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs11h – 2ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs14h – Mesa Redonda 116h – Mesa Redonda 218h – Assembleia Geral da ANINTER
11.11.202109h – 3ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs11h – 4ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs14h – Mesa Redonda 316h – Mesa Redonda 4
12.11.202109h – 5ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs11h – 6ª Sessão de Comunicações Orais nos GTs14h – Mesa Redonda 516h – Conferência de encerramento

Os anais do evento estarão disponíveis a partir do dia 15 de dezembro.