No primeiro semestre deste ano, a Pró-reitoria de Graduação da Univale (PROGRAD) iniciou uma atividade com coordenadores dos cursos de graduação sobre planejamento organizacional. Nesta segunda-feira (19), as ações tiveram continuidade, com uma discussão sobre o tema “Como coordenar em tempos desafiadores”.

“A gente vai pensar nos desafios que temos. O que o coordenador pensa, ouve, fala e sente? Quais são as suas necessidades e suas dores? A partir desses questionamentos vamos criar um perfil de coordenador da Univale. Normalmente, eles são profissionais; ou é o médico, dentista, fisioterapeuta ou engenheiro. Mas a gestão acadêmica é um pouco diferente. Tem outras especificidades que a gente precisa aprimorar”, esclarece a professora Adriana Coelho, Pró-reitora de graduação.

O primeiro momento começou com uma dinâmica voltada ao Mapa da Empatia. Neste mapa, os professores tiveram que preencher, individualmente, informações que responderam aos questionamentos apontados pela professora Adriana Coelho.

Depois, eles leram um texto sobre o perfil de coordenador e retornaram o contato com o material inicial, com o objetivo de mudar ou acrescentar alguma característica. A segunda fase do mapa da empatia, consistiu em uma construção coletiva do perfil do coordenador, onde todos puderam contribuir.