Professora da Univale produz dissertação sobre mortalidade infantil em Governador Valadares

14 fevereiro, 2020

Pesquisadora trabalhou com as percepções de gestores e profissionais acerca da mortalidade infantil e das ações e políticas de saúde direcionadas à mulher e à criança em Governador Valadares

“A mortalidade infantil é um indicador das condições de vida e de saúde de uma população, por expressar não somente causas biológicas, mas também determinações de ordem socioeconômica e ambiental e da saúde de mulheres e crianças”, é o que afirma a professora Valéria Ambrósio, do curso de Enfermagem da Univale, que vai defender sua dissertação sobre o assunto para o programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços da Saúde, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Foto da professora Valéria de Oliveira Ambrósio, do curso de Enfermagem, autora da dissertação sobre mortalidade infantil em Governador Valadares
Valéria de Oliveira Ambrósio é professora do curso de Enfermagem

A pesquisadora trabalhou com as percepções de gestores e profissionais acerca das ações e políticas de saúde direcionadas à mulher e à criança em Governador Valadares. “A redução da mortalidade infantil depende da melhoria efetiva nas condições de vida e de políticas públicas de saúde. As falhas na atenção à gestante, ao parto e ao recém-nascido, portanto, têm influência direta nas mortes no primeiro ano de vida”, afirma.

O objetivo do estudo desenvolvido pela professora foi analisar a percepção acerca do assunto em unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Governador Valadares. Para coletar os dados, ela entrevistou 21 profissionais e gestores da Secretaria de Saúde do município.

A pesquisa concluiu que, na visão dos profissionais, o óbito infantil é um evento distante do cotidiano. “Eles desconhecem as taxas do município e suas principais causas, por isso a discussão sobre o assunto é tão frágil”, destaca Valéria, concluindo que “apesar de reconhecerem a importância desse indicador, ele não é usado como deveria”.

A dissertação será apresentada no dia 20 de fevereiro, às 14 horas, na Escola de Enfermagem da UFMG

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91