Professora da Univale ministra palestra sobre experiência no Vale do Silício, nos EUA

10 maio, 2019

Rossana Cristina Ribeiro Morais é professora e coordenadora do curso de Sistemas de Informação na Univale e responsável pelo Núcleo Universitário de Empreendedorismo (NUVEM) na instituição. A ligação com a tecnologia levou a docente a mergulhar ainda mais nesse universo. Recentemente, ela fez uma visita ao Vale do Silício, uma região da Califórnia, nos Estados Unidos, para um processo de imersão.

De volta ao Brasil, a professora reuniu entusiastas, alunos, professores e profissionais da área para compartilhar suas experiências. A palestra ministrada pela docente foi realizada no auditório B do Edifício Pioneiros, no Campus II da Univale. Um dos pontos que mais chamou sua atenção durante a visita foi a mudança de cultura.

“A questão lá não é só de avanço tecnológico. É a forma como eles enxergam a maneira de aplicar a tecnologia, como interagem entre as empresas e como as universidades estão presentes nesse movimento de fazer com que lá se desenvolva tanto nessa área, com startups, empresas de ponta, como sabemos que tem”, enfatizou.

Palestra sobre a experiência da professora Rossana no Vale do Silício

Imersão no Vale do Silício

Entre os locais por onde passou em seu processo de imersão, a professora teve a oportunidade de conhecer a Google, Tesla e uma empresa de tecnologia de cloud far. A docente participou de conversas em ambientes de coworking com vários empresários como, por exemplo, pessoas ligadas ao Facebook, Gerdau e startups que estão sendo aceleradas no Vale do Silício.

“E o mais interessante é que por todas essas empresas há brasileiros atuando, um grande número. E a fala comum deles é que o mercado por lá está muito aberto para os profissionais da área de tecnologia. Há condições de trazer ideias de lá para cá, sim. De fazermos parcerias e, além disso, incutir um pouco dessa cultura no funcionamento dos nossos processos aqui”, finalizou ela.

Palestra sobre a experiência da professora Rossana no Vale do Silício