Precisa conciliar trabalho e faculdade? Veja 5 dicas valiosas!

24 janeiro, 2020

A rotina de quem precisa conciliar trabalho e faculdade não é nada fácil, e essa é a realidade de grande parte dos universitários. Dividir o tempo entre aulas, estágios, trabalhos e outras atividades que a faculdade exige já é algo que demanda bastante organização. Ter que acrescentar ainda o tempo dedicado ao emprego pode ser bem complicado e, caso o estudante não saiba como lidar com a situação, a rotina pode se tornar muito estressante.

Ainda assim, nada disso é impossível, e existem vários casos que comprovam essa afirmação. Para ajudar você nessa tarefa difícil e ao mesmo tempo tão importante para o crescimento pessoal e profissional, nós preparamos algumas dicas valiosas que você pode seguir para conciliar trabalho e faculdade. Vamos lá?

1. Seja organizado

O primeiro passo para lidar com uma rotina apertada de trabalho e faculdade é a organização. Você precisa dividir seu tempo de modo eficiente para conseguir atender a todas as demandas da melhor forma possível. Nem a faculdade e nem o trabalho podem ser negligenciados.

Assim que tiver todos os horários definidos, de trabalho e faculdade, você precisa calcular seu tempo livre. Por exemplo: alguém que trabalha em horário comercial, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e tem aulas à noite, de 19h às 22h, sabe que o único tempo disponível durante a semana para qualquer atividade da faculdade será apenas antes das 8h ou no horário de almoço. Nesse caso, você teria que organizar suas atividades dentro desse tempo para entregar tudo no prazo.

2. Mantenha o foco

Em outras palavras: trabalho na hora do trabalho, e faculdade na hora da faculdade. Se você tenta fazer atividades do curso durante seu horário de trabalho, ou resolver assuntos profissionais durante as aulas, seu rendimento acaba ficando prejudicado em ambos.

3. Crie uma rotina

Quando você organiza suas atividades e tenta manter uma rotina, fica mais fácil lidar com os prazos e o tempo curto. Por exemplo, se você sabe que, todas as sextas, precisa levar atividades para a faculdade, manter um horário fixo na quinta para finalizá-las vai te ajudar a não se esquecer e acabar preenchendo o tempo com outra coisa menos importante.

Você pode organizar sua rotina de trabalho e faculdade semestralmente, de acordo com as disciplinas que irá cursar e o fluxo de estudos que elas demandam.

4. Não acumule

Em hipótese alguma você deve deixar suas tarefas de trabalho e faculdade acumularem. Se você não segue seu planejamento e deixa para olhar as atividades apenas no prazo final, o risco de que tudo se torne uma bola de neve e saia do controle é muito grande.

É como diz o ditado: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. A frase é clichê, mas é muito válida. Se você tem um trabalho grande para entregar na quarta e deixa para fazer tudo no dia anterior, já sabe que provavelmente perderá uma noite de sono — isso nos leva à última dica.

5. Relaxe

Não deixe o stress tomar conta de você. É preciso manter a calma para lidar com a rotina apertada, a ansiedade e o nervosismo só atrapalham. Apesar de ter pouco tempo, você precisa tirar um momento para relaxar. Se cada segundo da sua semana for dedicado a trabalho e faculdade, o desgaste será muito alto e a rotina vai se tornar ainda mais difícil.

Nem que sejam 30 minutos por dia ou algumas horas do fim de semana, tire um tempo para fazer algo que gosta e recarregar as energias.

Dica bônus: procure uma opção de trabalho e faculdade que atenda às suas necessidades

Cursos a distância são uma ótima opção para quem tem pouco tempo e precisa de flexibilidade com os horários. Confira a lista de cursos EAD que são ofertados pela Univale! 😉