Pint of Science: ciência e descontração estão garantidas para a edição deste ano

O maior evento de divulgação científica do mundo permanece em formato virtual, em razão da pandemia. 

Nos dias 17,18 e 19 deste mês, acontece mais uma edição do Pint of Science em Governador Valadares. O evento, que tem relevância mundial, permanecerá em formato virtual, como no ano passado, com o intuito de garantir a segurança dos participantes, por conta do cenário pandêmico. Mas é claro que a programação está imperdível e será um sucesso, assim como as anteriores. 

Durante todos os dias acontecem bate-papos ao vivo no YouTube, com professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. A ideia é debater temas científicos, porém, com a leveza das conversas de bar. Por isso o “pint” no nome do evento. O termo faz referência a um tradicional copo de cerveja, muito usado em países europeus e norte-americanos. 

A realização do evento é feita pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV (UFJF-GV) e o Instituto Federal de Minas Gerais, campus GV (IFMG-GV). Todas as lives têm duração de aproximadamente uma hora e serão exibidas no canal da Univale (@univalegv), no YouTube. 

Confira a programação completa: 

Data: 17/05 

19h: Mesa de Abertura

Tema: O “desmantelamento das ciências” – “veredas de travessia” para um novo paradigma de cientificidade?

Descrição: Somos seres históricos e nossa morada no mundo (éthos) é construída pela linguagem: impossível viver humanamente sem pré-conceitos e, consequentemente, sem diálogo (H. Gadamer). O que é afinal ciência (episteme) e o problema da fundamentação “lógica” da ciência. A perspectiva histórico-paradigmática de ciência (T. Kuhn). Os paradigmas histórico-ontológicos de ciência (H. Rombach): substância (período antigo e medieval), sistema (modernidade) e estrutura (atualidade). O desafio da superação do controle sistêmico e de livre investigação científica.

Palestrante: Leonardo Mess – Professor da UFJF-GV.

20h30

Tema: Águas passadas que movem moinhos: a importância da pesquisa para o desenvolvimento de ações socioambientais após o desastre de Mariana.

Descrição: Uma conversa descontraída e interdisciplinar, com diferentes lugares de fala, onde as diferenças se somam e convergem na defesa da importância das pesquisas científicas como ponto de partida para o desenvolvimento de ações socioambientais.

Palestrantes: Adriana de Oliveira Leite Coelho (Pró-reitora de graduação da Univale), Eunice Sueli Nodari (Professora da Universidade Federal de Santa Catarina), Jacqueline Martins de Carvalho Vasconcelos (Professora e gestora de qualidade da Univale), Leonardo Castro Maia (Coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo na Ministério Público de Minas Gerais) e Lissandra Lopes Coelho Rocha (Reitora da Univale). 

Data: 18/05

19h

Tema: Cancelar ou passar pano?

Descrição: Discussão do Direito e Comunicação sobre a cultura do cancelamento e de como reverbera nas práticas discriminatórias, preconceituosas, homofóbicas e racistas.

Palestrantes: Lorena Silva Vitório Almeida (Advogada, Professora do Curso de Direito da Univale), Fernanda Teixeira Saches Procopio (Professora de Direito Civil na Univale) e Rafael Barbosa Fialho Martins (Professor nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Univale).

20h30

Tema: Chuvas: melhor com elas ou sem elas?

Descrição: Apresentar a variabilidade natural das chuvas na cidade/bacia do Rio Doce; caracterizar os sistemas atmosféricos responsáveis pelas chuvas de verão; identificar os principais impactos/desastres sociais resultantes das precipitações; analisar a vulnerabilidade dos municípios, especialmente de Governador Valadares, diante do contexto: enchentes X lama da Samarco.

Palestrante: Daniela Martins Cunha (Professora de Geografia, Cartografia e Climatologia no IFMG, campus GV)

Data: 19/05

19h

Tema: A educação como uma promessa da modernidade

Descrição: A educação sempre nos é apresentada como um importante instrumento de transformação, capaz de modificar vidas promovendo a ascensão social e profissional de pessoas provenientes das camadas sociais menos favorecidas. Sem desmerecer a importância que a educação tem para qualquer país, por meio do pensamento crítico é importante nos questionarmos a respeito do sistema educacional, seu funcionamento e os interesses que o dirigem dentro de uma sociedade desigual. Baseando-me nas contribuições de Pierre Bourdieu, pretendo estimular a reflexão e o diálogo sobre a seguinte questão central: A educação.

Palestrante: Denis Alves Perdigão (Professor da UFJF GV)

20h30

Tema: conVERSAR com a cidade nos entrelugares

Descrição: A ideia é versar com e não falar sobre a cidade. A referência aos entrelugares, é feita em função dos lugares (teóricos e afetivos) de cada um dos(as) participantes e como o papo inicialmente seria uma (mesa de bar), aqui estamos no virtual e sem o bar. Explorar também esse entrelugar da mesa para o formato virtual.

Palestrante: Cristiana Guimarães (Professora do IFMG GV e do GIT Univale), Daniel Rômulo de Carvalho Rocha (Professor na Rede Estadual de MG e Inspetor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares), Edmara Carvalho Novaes (Professora da rede estadual de MG), Eunice Maria Nazarethe Nonato (Professora do mestrado GIT Univale), Karla Nascimento de Almeida (Coordenadora do curso de Pedagogia da Univale), Leonardo Oliveira Leão Silva (Professor do mestrado e do curso de Medicina da Univale), Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (Professora do curso de mestrado da Univale), Maria Terezinha Bretas Vilarino (Professora do mestrado Univale), Roosvany Beltrame Rocha (Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, atualmente Diretora da Escola Municipal Padre Eulálio) e Thiago Martins Santos (Professor da Univale).

Essas e outras informações você confere também no site do evento.

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support