Odontologia conclui atendimento aos associados da Ascanavi

06 junho, 2019

Os trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) comemoram o resultado de um projeto realizado pelo curso de Odontologia da Univale. O objetivo foi desenvolver ações de educação em saúde bucal, promoção, prevenção e reabilitação oral dos funcionários.

O trabalho desenvolvido pelo curso de Odontologia envolveu alunos extensionistas e professores, que passaram a integrar o projeto Rede Solidária Natureza Viva há um ano. A conclusão dos atendimentos odontológicos foi feita nessa terça-feira (4), ao lado da Clínica IV de Odontologia.

Foto da equipe da Univale com associados da Ascanavi
Projeto Rede Solidária Natureza Viva garante atendimento da Univale à Ascanavi

A recepção aos trabalhadores da Ascanavi foi feita pelo curso de Enfermagem, que também passou a integrar o projeto. A mesa foi organizada pelas alunas do curso e a atividade acompanhada pela coordenadora, professora Mônica Valadares.

Para o associado Marquistael Ribeiro Santana, o projeto chegou em boa hora. Segundo ele, todos os trabalhadores da Ascanavi estavam precisando de tratamento e, se tivessem que arcar com os custos em clínica particular, seria inviável.

“Ficamos gratos pelo trabalho que estão realizando conosco. A clínica é organizada e bem limpa. É um lugar onde a gente se sente confortável. O atendimento é bom e as pessoas são simpáticas. Nos dão atenção e são muito prestativos”, disse.

O professor Cláudio Machado, coordenador do curso de Odontologia, lembrou que o atendimento busca a reabilitação dos trabalhadores. Segundo ele o projeto é importante para os professores, pois possibilita a integração com a comunidade e com os acadêmicos.

“Já para os alunos, tem sido uma vivência muito importante na questão humanística. Eles têm mais autonomia de atendimento. Conseguem desempenhar o seu trabalho mais próximo da realidade que é o mercado lá fora. E isso é o principal, o que mais agrega para eles em termos de aprendizado”, destacou.

O docente agradeceu a oportunidade que o curso de Odontologia teve de participar de projeto, juntamente com o curso de Enfermagem. “Agradeço, ainda, ao professor Thiago Martins e à professora Maria Celeste, responsáveis pelo Rede Solidária Natureza Viva. Eles abriram as portas para nossa participação. É muito gratificante pertencer a um trabalho tão lindo, que já vinha sendo desempenhado”, completou ele.

Além da recepção que visou concluir os atendimentos do primeiro semestre de 2019. Os professores envolvidos estrearam os novos jalecos de atendimento ao projeto Rede Solidária Natureza Viva.

Veja galeria de fotos da conclusão aos atendimentos à Ascanavi no primeiro semestre de 2019: