O que é gestão hospitalar?

O que é Gestão Hospitalar? Conheça o novo curso da Univale

15 outubro, 2020

Para que um hospital funcione bem, além de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, a unidade também precisa de um bom gestor. Nesse sentido, a demanda por profissionais dessa área tem crescido exponencialmente e o curso de Gestão Hospitalar se apresenta bem promissor para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

O curso é relativamente novo no país e ainda gera muitas dúvidas em relação à estrutura, grade-curricular e ao que, de fato, se aprende. Se você se interessou por essa profissão e chegou até aqui, confira todas as informações que compilamos para sanar as suas dúvidas.

Como é a graduação em Gestão Hospitalar?

O que faz gestão hospitalar

O curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar é uma junção de conhecimentos da área de administração e gestão com a área da saúde. Dessa forma, a faculdade prepara o profissional para gerenciar pessoas, recursos e atividades diversas que um hospital exige.

O gestor hospitalar é responsável por cuidar dos processos que vão desde a entrada do paciente na unidade, triagem de emergência, passando pela marcação de consultas, cirurgias, etc. Ou seja, é ele quem verifica se todos os processos estão sendo executados como devem ser.

Além disso, o curso também ensina o planejamento e controle de estoque, supervisão de contratos, diagnóstico de problemas técnicos e aplicação de otimização de processos de trabalho. Pelo que você pôde perceber, o curso de gestão hospitalar lhe prepara para um leque de oportunidades.

Outra vantagem é que o profissional pode trabalhar tanto na rede pública quanto no setor privado, assim como empreender e abrir o seu próprio negócio.

Qual é a média salarial de um gestor hospitalar?

Após concluir o curso de Gestão Hospitalar, o profissional tem propostas de salários bem atrativos em relação a outras profissões. Isso porque o setor tem uma alta demanda por profissionais com esse perfil.

De acordo com o site salario.com.br, um estudo realizado com 80 profissionais constatou uma média salarial de R$ 3.955,12, com carga horária de 41 horas semanais. Contudo, o salário pode variar e há profissionais que chegam a ganhar até R$ 12.000,00 mensais dependendo da empresa em que atuam.

Um bom estímulo para se inscrever no vestibular ainda hoje, não é mesmo?

onde fazer gestão hospitalar

Mercado de trabalho

Embora o nome seja Gestão Hospitalar, o profissional também pode atuar em outros segmentos da saúde. Por esse motivo, os graduados também atuam em clínicas de especialidades, laboratórios, maternidades e clínicas de estética.

Como dissemos, é um mercado promissor e que não para de crescer, tanto na saúde em si como na estética. Com a média de vida da população aumentando, a demanda por profissionais que tenham conhecimentos em gestão de saúde só tende a crescer.

Gestão Hospitalar na Univale

No primeiro semestre de 2021, a Univale ofertará pela primeira vez o curso de Gestão Hospitalar. A graduação será na modalidade superior tecnólogo e ofertada em Ensino a Distância (EaD).

18082009114301

O curso contará com um corpo docente capacitado, com profissionais que já atuam na área e com experiência na docência no ensino superior. Além disso, embora o curso seja EaD, se o aluno precisar de estudos extras, ele conta com laboratórios de primeira e o maior acervo bibliotecário do Leste de Minas Gerais.

Tá esperando o que para começar agora mesmo uma carreira de sucesso? Inscreva-se em Gestão Hospitalar e torne o seu sonho realidade.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91