qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Alunos do curso de Nutrição produziram materiais de educação alimentar para alunos da educação inclusiva

Nutrição desenvolve projetos de extensão em parceria com centro de educação inclusiva

29 novembro, 2022

Por meio da oficina Saberes e Sabores, e da produção de materiais de educação alimentar e nutricional, o curso de Nutrição da Univale tem desenvolvido projetos de extensão em parceria com o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi), que oferece atendimento especializado a alunos da educação infantil e básica com deficiência ou altas habilidades/superdotação.

“Nós fizemos um convite para o Craedi. Um convite e um pedido também, para que a gente pudesse desenvolver essa atividade lá, e que eles pudessem participar com a gente, através de palestras, através da avaliação dos trabalhos que iam ser apresentados. Na verdade, nós traçamos uma parceria com o Craedi”, comenta a coordenadora do curso, professora Enara Cristina.

A coordenadora lembra que o tema “Inclusão e Acessibilidade na Alimentação e Nutrição” foi escolhido para ser trabalhado na extensão curricular ao longo do semestre. A produção de materiais voltados ao público da educação inclusiva, ressalta Enara, foi conduzida pela professora Bárbara Nery como forma de fazer a devolutiva do conhecimento acadêmico produzido durante a parceria.

“O curso foi dividido em cinco grupos, cinco professoras ficaram responsáveis por orientar esses grupos de alunos. E cada grupo tem alunos de todos os períodos, do primeiro até o oitavo período. Os alunos fizeram visita ao Craedi, cada grupo escolheu o público que iria trabalhar. Se era deficiente visual, se era autista, se tinha altas habilidades, se era surdo e mudo. Qualquer tipo de atendimento de inclusão que o Craedi faz, o aluno poderia escolher um para trabalhar esse material. E a gente fez esse trabalho, os alunos desenvolveram materiais para deficientes visuais, para autistas e para alunos com altas habilidades. Um material muito bacana”, relatou Enara Cristina.

Saberes e Sabores

Já a oficina Saberes e Sabores, sob a responsabilidade da professora Eloisa Helena Medeiros Cunha, neste mês de novembro trouxe alunos com altas habilidades para uma visita à cozinha do curso de Nutrição, no campus II da Univale. “A intenção é que com isso a criança desperte o interesse por uma alimentação mais saudável. Porque quando elas vêm aqui, para a oficina, elas literalmente colocam a mão na massa. Elas ajudam a picar, a descascar e fazer um suco. Coisas que muitas vezes, no dia a dia e na correria dentro de casa, isso não é possível”, explicou Eloísa.

Coordenadora do programa no Craedi, Diná Maura aprova a parceria com a Univale. “O programa tem o objetivo de suplementar e enriquecer o conhecimento desses meninos. E aí nós somos convidados para participar dessa oficina Saberes e Sabores, e isso contribui também para a formação deles. Ajuda em casa e na escola, porque eles vão reproduzir esse conhecimento também”, afirmou.

Enara acrescenta que as oficinas estão disponíveis para escolas públicas ou privadas da região que queiram agendar uma visita à Univale, ou até mesmo levar a oficina para as instituições de ensino da educação básica.

Veja como foi visita dos alunos do Craedi à cozinha da Nutrição:

Alunos do Craedi vieram ao campus II da Univale e fizeram a oficina Saberes e Sabores na cozinha do curso de Nutrição

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content