Nepet aula de gráficos e tabelas cópia

Nepet realiza aula de apresentação de gráficos e tabelas de acordo com as normas da ABNT

02 setembro, 2022

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tuberculose (Nepet) desenvolve ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Valadares em prol da comunidade

Alinhado com o objetivo de promover os estudos que qualificam pesquisadores, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tuberculose (Nepet) organizou o terceiro encontro da aula de apresentação de gráficos e tabelas de acordo com as normas da ABNT para discentes, docentes e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-GV). A classe foi ministrada por Katiuscia Cardoso, médica sanitarista da SMS/GV, mestre e preceptora da UFJF GV, na última sexta-feira (26/08), no campus II da UNIVALE.

Flávia Rodrigues Pereira, professora do curso de Enfermagem e líder do Nepet, explica que os alunos, docentes e profissionais da saúde trabalham com dados e informações em seu cotidiano, exigindo que o seu conhecimento seja bem comunicado para a comunidade, uma vez que os gráficos e tabelas são recorrentes em boletins epidemiológicos, por exemplo. Lorane Pereira Chargas é enfermeira, egressa da UNIVALE, e esteve presente na aula. Ela conta que sua experiência foi excelente e a oportunidade foi ótima para aprimorar sua forma de apresentar os gráficos e tabelas no dia a dia.

Conheça mais sobre o Nepet

O Nepet aborda o tema da tuberculose desde 2019 de maneira intersetorial e seu primeiro encontro oficial aconteceu em setembro de 2021. Com um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), além de cinco subtemas já em desenvolvimento, o núcleo também desenvolve atividades educativas tanto em Valadares quanto para as regiões próximas do município. As ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e têm o intuito de apoiar ações de manejo da Tuberculose, uma doença endêmica municipal.

A importância do Nepet está em seu núcleo, composto por estudantes da UNIVALE e da UFJF GV, docentes de ambas instituições, profissionais de saúde da SMS/GV e outras pessoas da comunidade, que se interessem pelo assunto, pelas aulas e cursos ofertados”, explica a professora Flávia. Uma ação importante desenvolvida pelo Nepet foi o curso de Tratamento Diretamente Observado em Tuberculose para profissionais da Atenção Primária de Governador Valadares, realizado entre maio e agosto deste ano. Foram cerca de 120 profissionais, entre eles enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e residentes em Saúde da Família.

Ingrid Gabriel Grigorio, aluna do 9º período de Enfermagem, participou do curso e descreve a experiência como ímpar.

Nepet aluna Ingrid Gabriel Grigorio de Enfermagem cópia
Imagem: cedida por Ingrid Gabriel Grigorio

Participar de uma pesquisa-ação é sempre satisfatório para mim. Já tive outra experiência semelhante e, colher os resultados para pesquisa na comunidade e devolver como soluções criativas para as vulnerabilidades e problemas encontrados ali é o que aquece meu coração na pesquisa. O profissional enfermeiro tem como diferencial a amorosidade, a empatia, o companheirismo com a comunidade, além de um olhar crítico e reflexivo para as situações de vulnerabilidade. A pesquisa-ação me fez enxergar isso de maneira prática, aprender fazendo, não só aprender pesquisa e metodologia, mas aprender a trabalhar junto da comunidade, o que é fantástico”.

A aluna também conta que os profissionais puderam expor suas dificuldades durante o processo do curso, trabalhando em conjunto na priorização de problemas para o manejo da tuberculose e do tratamento diretamente observado dentro das unidades. “Traçamos metas que podem vir a ocorrer em breve. Como consequência disso, esperamos que o atendimento aos usuários também sofra aprimoramento, esperamos que os frutos sejam colhidos por eles, com tratamento adequado, com criação de vínculo e, claro, com a cura da tuberculose”.

Saiba mais sobre o curso de Enfermagem da UNIVALE