Na última segunda-feira, 10 de junho, o professor Sérgio dos Santos Reis, do curso de Ciências Contábeis e coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) foi ao Peru receber a premiação internacional conquistada com o projeto “NAF Itinerante”, no concurso internacional promovido pelo programa de cooperação da União Europeia para coesão social na América Latina, o EUROsociAL+.

O material audiovisual que trouxe o primeiro lugar do concurso para a Univale e o Brasil, foi produzido pela Univale TV e mostrou o trabalho realizado pelo NAF Itinerante junto à comunidade, especificamente com os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi). Por meio do projeto, os associados tiveram oportunidade de tirarem dúvidas acerca da aposentadoria, além de acessarem outros serviços.

“Recebemos a notícia com muita alegria, por saber que uma instituição do interior de Minas Gerais conseguiu um feito tão importante. Estávamos confiantes no belo trabalho que realizamos e temos realizado. Porém, concorrer com outras universidades do Brasil e da América Latina e vencer é incalculável para nós”, destacou o professor Sérgio dos Santos.

Entenda o prêmio

Antes da etapa internacional, o NAF Itinerante da Univale passou por uma seletiva nacional, feita pela Receita Federal do Brasil, e foi escolhido pelo órgão junto a outros três projetos para representar o país no “Concurso Audiovisual Innovación Social #NAF 2.0”, na modalidade Instituição de Ensino Superior.

Segundo o site do EUROsociAL, a gravação produzida pela Univale reflete a atenção personalizada por parte dos alunos aos associados da Ascanavi. Eles ainda destacaram o impacto positivo que o projeto teve tanto na Ascanavi quanto na Universidade, que tem fortes laços com a comunidade.

Representando o Brasil, NAF Itinerante da Univale concorreu com projetos de outros nove países: Perú, Colômbia, México, Equador, Argentina, Bolívia, Chile, Honduras e Costa Rica.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Univale (NAF), foi criado em parceria entre a Univale e a Receita Federal. Atualmente, funciona no Campus Armando Vieira (Campus I), no bairro Vila Bretas e presta diversos serviços à comunidade. Seu objetivo é auxiliar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos que não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas de outra forma, além de capacitar os alunos estagiários para atuarem no mercado de trabalho.

Desde o início de seu funcionamento, em 2016, o NAF presta serviços como: geração e transmissão de DIRPF e de DIRPF retificadora; consulta e emissão de Situação Cadastral e Fiscal; Emissão de 2ª via do CPF, Emissão de Certidão Negativa de Débidos (CND), para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, presta auxílio na Abertura do Micro Empreendedor Individual; MEI; Situação Cadastral e Fiscal e Certidão Negativa de Débitos.