Na última semana as turmas de 1º período dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina e Odontologia realizam a 1ª Mostra de Citologia e Histologia da Univale. Durante o evento foram apresentadas representações esquemáticas de cortes histológicos variados, utilizando EVA e isopor. A mostra foi uma iniciativa dos professores Heloine Martins e Marcus Vinícius.

De acordo com o professor Marcus, que foi um dos organizadores da atividade, o objetivo foi tornar o reconhecimento de estruturas teciduais mais visíveis e de melhor compreensão para os alunos, migrando do modelo tradicional de ensino expositivo e posicionando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem em uma abordagem a nível macro de microestruturas.

“Como são visualizadas apenas com uso de microscópio, uma representação ampliada pode facilitar o entendimento da organização dos tecidos biológicos em questão. Esperamos que os alunos tenham mais facilidade no reconhecimento de cortes histológicos e que esse conhecimento seja melhor aproveitado, por ter sido melhor fixado, em outras disciplinas ao longo da formação acadêmica”, explicou o professor.