Inscrições abertas para programa de Mestrado da Univale

Mestrado da Univale recebe professora de universidade canadense como convidada

03 dezembro, 2020

A parceria entre as universidades pode gerar frutos em outras pesquisas, conforme a metodologia usada pela Universidade McGill

A Profª. Dra. Belinda Nicolau, da Universidade McGill, ministrará aulas no mestrado em Gestão Integrada de Território da Univale como professora convidada. Serão duas aulas na disciplina Métodos Mistos, ministrada pela Profª. Dra. Sueli Siqueira, Prof. Dr. Willerson Custódio da Silva e Prof. Dr. Roberto Carlos Oliveira. A transmissão será feita on-line somente para os alunos do programa.

Belinda é Pró-reitora de Pesquisa da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, eleita pelo ranking Times Higher Education como a quarta melhor universidade canadense e a 40ª melhor do mundo. Ela foi orientadora de doutorado do Prof. Dr. Roberto Carlos de Oliveira, que leciona no GIT.

A oportunidade para essa cooperação internacional foi fruto do doutorado sanduíche do Prof. Roberto Carlos na McGill University. Em sua pesquisa, o professor desenvolveu a metodologia com a equipe de pesquisadores de métodos mistos da universidade do Canadá.

De acordo com o professor da Univale, a participação da Dra. Belinda Nicolau coincidiu com o ano sabático no qual ela deveria escolher um país e uma equipe no mundo para trabalhar com projetos de pesquisa e publicação de artigos. Dentre os países que trabalha, ela escolheu o Brasil por causa do seu interesse no projeto com os índios Maxakali.

O professor Roberto Carlos afirma que será uma iniciativa muito boa para o mestrado da Univale. Belinda passará cerca de 3 meses na região, e dividirá o tempo entre Machacalis e Governador Valadares. Durante o período, desenvolverá trabalhos e publicações envolvendo a pesquisa dos professores.

“De certa forma, retomaremos a discussão do meu projeto e precisamos escrever dois artigos, que publicaremos durante o período que ela estará aqui conosco. A parceria Univale e McGill tem foco no doutorado para o desenvolvimento da metodologia de métodos mistos junto aos professores e alunos. Além da oportunidade de desenvolver outras pesquisas na área de atuação da professora Belinda”, finaliza o professor.

Professora convidada tem vasta experiência acadêmica

WhatsApp Image 2020 12 03 at 17.47.57

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil, tem mestrado e doutorado pela University College London (UCL), em Londres, no Reino Unido. Atualmente é professora e pró-reitora de pesquisa na Faculdade de Odontologia da Universidade McGill. Também é membro associado do Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional e do Departamento de Oncologia (Faculdade de Medicina, Universidade McGill) e diretora do Instituto de Verão McGill em Metodologias Inovadoras. Para conhecer um pouco mais de suas pesquisas, acesse o site da Universidade McGill:

Entenda o que é a metodologia métodos mistos

De acordo com o professor Roberto Carlos, trata-se de uma metodologia de pesquisa que junta os pontos fortes da pesquisa qualitativa com a pesquisa quantitativa, para responder perguntas de pesquisa complexas.

As características principais da Pesquisa de Métodos Mistos (PMM) se baseiam em:

• Coletar e analisar rigorosamente os dados qualitativos e quantitativos em resposta a perguntas e hipóteses de pesquisa;
  • Integrar (combinar, conectar ou assimilar) as duas formas de dados e seus resultados;
  • Organizar esses procedimentos em projetos de pesquisa específicos que fornecem a lógica e os procedimentos para a condução do estudo; e,
  • Enquadrar esses procedimentos dentro da teoria e da filosofia da PMM.