Mestrado da Univale retoma atividades de parceria com Centro Socioeducativo de Valadares

18 fevereiro, 2020

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, o Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) participou de uma reunião com o diretor do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, Renato Douglas Batista, para retomar a parceria que presta atendimento aos jovens em situação de acautelamento. A professora Adriana Portugal, do curso de Psicologia, que também é aluna do GIT, apresentou um projeto de pesquisa que visa atender também aos servidores que atuam no Centro.

As atividades planejadas pretendem promover melhorias na qualidade de vida dos jovens e servidores do Centro Socioeducativo, por meio de novas atividades e também do aprimoramento de processos educativos lá desenvolvidos.

Histórico da parceria com o Centro Socioeducativo

Desde 2014 o Mestrado em Gestão Integrada do Território possui uma forte parceria com o Centro Socioeducativo de Governador Valadares. Tudo começou com um projeto de pesquisa desenvolvido dentro do mestrado, que levou um grupo até o Centro Socioeducativo para conversar com os jovens, coletar dados e detectar quais eram as principais necessidades deles.

A partir daí, alunos e professores do programa começaram a desenvolver diversas atividades com os adolescentes. O primeiro benefício levado a eles foi o atendimento odontológico, por meio das clínicas odontológicas da Univale, sob coordenação da professora Suely Maria Rodrigues. Em seguida, o fortalecimento da parceria deu abertura a novos projetos de pesquisa e, consequentemente, novas atividades e atendimentos em diferentes áreas.

No ano de 2019, foi desenvolvido um projeto de pesquisa intitulado “Juventude, acautelamento e saúde”, coordenado pelas professoras Suely Maria Rodrigues e Eunice Maria Nazarethe Nonato, que teve por objetivo investigar a influência do acautelamento na situação de saúde dos adolescentes em regime de privação de liberdade.

Esse projeto identificou novamente algumas necessidades de saúde, e, buscando contemplar seu compromisso ético, a equipe de trabalho organizou a realização de uma “roda de conversa”, uma atividade de educação em saúde, coordenada pela professora Aline Valéria de Souza (egressa do GIT).