Da graduação ao mestrado: conheça a história do recém-formado aprovado em 1º lugar no GIT

02 março, 2020

Wemerson Ferreira é egresso da turma de Sistemas de Informação que formou em dezembro de 2019 e já foi aprovado no Mestrado GIT da Univale.

Você já pensou em sair de uma graduação e já ingressar no mestrado? É o que o Wemerson Ferreira, aluno recém-formado do curso de Sistemas de Informação, fez. Ele foi aprovado em primeiro lugar no Mestrado de Gestão Integrada do Território (GIT) da Univale e aguarda, cheio de expectativas, o início das aulas no próximo semestre.

Foto de Wemerson Ferreira, aprovado em 1º lugar no mestrado da Univale. Wemerson veste uma camisa do curso de Sistemas de Informação, no qual se formou pela Univale

Para Wemerson, essa é uma grande conquista, mas que não veio tão fácil. Afinal, o resultado obtido não foi apenas por mérito próprio, e, sim, com apoio dos orientadores e amigos da iniciação científica; trajetória que ele conta em entrevista logo abaixo.

Univale: No mesmo mês em que você pegou seu diploma da graduação, recebeu o resultado de aprovação no Mestrado. Como você se sente com tantas mudanças?

Wemerson: É uma sensação engraçada, porque ainda não parece que conclui a graduação. É como se eu tivesse apenas trocado as disciplinas e professores do curso. Mas, agora, com uma responsabilidade maior nos estudos, né!?

U: Qual projeto de pesquisa você pretende desenvolver no Mestrado?

W: Eu pretendo fazer uma análise da situação das áreas de preservação permanente, áreas delimitadas pelo governo a fim de preservar recursos hídricos e florestais, em alguns assentamentos de reforma agrária aqui da região do Vale do Rio Doce.

U: Como será a abordagem desse tema?

W: A abordagem dessa análise das áreas de preservação permanente nos assentamentos de reforma agrária, será desenvolvida com ferramentas de geoprocessamento das imagens de satélite da área de interesse. O estudo propicia uma abordagem quantitativa nas áreas de preservação, sistematizando o uso do solo nos assentamentos com a preservação ambiental.

U: Agora, quais são os planos para sua carreira profissional?

W: O objetivo agora é concluir o mestrado e trabalhar nessa área de pesquisa e de educação, relacionando a minha área de formação, que é a de tecnologia, com a de estudos territoriais do Mestrado.