Imagem ilustrativa de uma nutricionista

Univale celebra Dia do Nutricionista com mesa redonda sobre atuação profissional

31 agosto, 2022

A preocupação com a saúde e olhar atento ao mercado de trabalho estarão presentes na celebração do Dia do Nutricionista na Univale. Estudantes do 8º período de Nutrição e o Centro Acadêmico do curso (Canutri), com coordenação dos professores, promovem nesta quarta-feira (31) a mesa redonda “Atuação profissional dos nossos egressos”, com quatro ex-alunos participando das discussões. O evento começa às 19h, no Auditório A do Campus II.

Para a coordenadora do curso, professora Enara Cristina Silva Glória Roberto, ao convidar ex-alunos para a mesa redonda, a instituição valoriza os egressos e demonstra aos atuais estudantes a importância da formação oferecida pela Univale. Ela destaca que existem várias oportunidades para o nutricionista, tanto no setor público quanto privado, para atuar no cuidado com a saúde e sem perder de vista aspectos relacionados ao empreendedorismo e à inovação.

Foto da coordenadora do curso de Nutrição, professora Enara Cristina Silva Glória Roberto. Ela fala sobre a mesa redonda preparada para o Dia do Nutricionista

“Eles podem ir para áreas convencionais, como nutrição clínica, saúde pública e serviço de alimentação e nutrição, mas também temos egressos buscando atuações inovadoras em assessoria, consultoria e auditoria para empresas do ramo de alimentação e franquias”

Professora Enara, coordenadora do curso de Nutrição

Egressos participantes

Formada pela Univale em 2020 e atualmente colaboradora da instituição, Júlia Alves é uma das egressas convidadas para a mesa redonda. Pós-graduada em Nutrição Renal, ela possui experiência no serviço público e em clínica particular, e atualmente é responsável técnica pelo atendimento nutricional nas Clínicas Integradas Univale.

Para Júlia, o bom profissional deve estar em permanente atualização e busca por novos conhecimentos na área. “O campo da Nutrição é bem amplo, com várias opções que a gente pode estudar e se aprofundar. Estar atualizado não é fácil, a gente tem que investir em especializações e cursos, continuar estudando é sim uma necessidade para o profissional. O sucesso vem para aqueles que demonstram dedicação e empenho, para quem corre atrás e faz o seu diferencial”, declarou.

Graduada em 2008, Amanda Heleno Antunes Silva possui pós em Gestão de Alimentos e Alimentação Coletiva, e tem experiência em empresas nacionais e multinacionais, gerenciando unidades de serviços de alimentação de grande porte. “Fico muito feliz com o convite para participar dessa mesa redonda, principalmente por ser no Dia do Nutricionista”, disse. Também já trabalhou em áreas como auditoria e gestão de estoque.

“A gente vê hoje em dia o mercado de alimentação só crescendo. Com isso, a procura por nutricionistas está aumentando e a gente vê profissionais explorando novos mercados, como na área do marketing, em setores como qualidade e processos. Hoje o consumidor está muito mais preocupado com sustentabilidade e segurança alimentar, e nós nutricionistas temos um papel fundamental para fornecer todo o suporte técnico”, comentou Amanda.

Comunicação do nutricionista com os pacientes

Camila dos Santos Oliveira se formou em 2018, é pós-graduanda em Nutrição e Saúde Pública e tem experiência em clínica e no departamento de Abastecimento da Prefeitura de Governador Valadares. Ela acredita que um dos grandes desafios atuais para nutricionistas está na comunicação com pacientes.

“Uma grande dificuldade que encontro no consultório é a comunicação com o cliente e paciente, que muitas vezes vê algo na internet, pessoas fazendo desserviço à sociedade, falando de temas nutricionais que muitas vezes não se aplicam à população em geral”, disse. Ela espera que as discussões na mesa redonda inspirem os alunos da Univale. “Quando eu era aluna também tive um momento assim e isso me inspirou, me fez sentir que o que eu fazia na Universidade daria um resultado que me deixaria satisfeita”, acrescentou.

Também participa da mesa redonda o egresso Nelson Gomes de Oliveira Júnior – formado em 2020 e pós-graduando em Nutrigenômica e Nutrigenética na Prática Clínica, com experiência na regularização das agroindústrias mediante o serviço de inspeção municipal. Entre os desafios da categoria, ele menciona o papel do nutricionista na sociedade, que muitas vezes encara o profissional como alguém para “fazer receitas de gaveta”.

“A mesa redonda com os estudantes é importante para mostrá-los como os egressos estão, e como são suas experiências. Acredito que é um momento de inspiração, é a oportunidade de apresentar que a Nutrição vai além do que normalmente se imagina quando se pensa nela”, afirmou Nelson.

Veja mais ações do curso de Nutrição: