PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
professor arthur no congresso nacional de meio ambiente

UNIVALE é parceira na realização do 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

28 setembro, 2023

O docente Arthur Campos, dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, tratou sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos

Por: Natalia Lima Amaral

O 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas aconteceu na última semana (nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro) e propôs diversas discussões acerca da temática "O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão". A UNIVALE participou ativamente de tais diálogos, contribuindo com minicursos, painéis e trabalhos desenvolvidos por professores e alunos de diversos cursos da Instituição.

UNIVALE é parceira na realização do 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

Dentre os participantes, esteve o docente dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Arthur Campos Coelho. O trabalho apresentado pelo professor, resultado da pesquisa “Resíduos fora do lugar: uma análise das áreas de descarte irregular de resíduos sólidos em Governador Valadares (MG)”, está presente na lista dos Melhores Trabalhos Científicos levados ao Congresso.

Arthur conta que se propôs a analisar detalhadamente o descarte irregular de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município de Governador Valadares, abrangendo variadas áreas como legais, ambientais e sociopolíticas. “Foi adotada uma metodologia que combinou análises remotas e in-loco para mapear, categorizar e entender a composição dos resíduos em diferentes pontos de descarte. O objetivo principal foi fornecer dados críticos para entender a disposição irregular de RSU na região e oferecer possíveis soluções para a formulação de políticas públicas eficazes na gestão de resíduos”, explicou.

A pesquisa indicou um dado alarmante de descartes irregulares próximo a áreas de preservação permanente, com consequências devastadoras para o ambiente, para a saúde pública e para a qualidade de vida das comunidades. “Grande parte das áreas de descarte eram propriedades públicas, e uma diversidade de resíduos, desde materiais perigosos até orgânicos, foi encontrada, evidenciando a persistência e a diversidade do problema. Valadares enfrenta desafios consideráveis em relação à gestão de resíduos, evidenciados pela prevalência de descarte irregular em áreas públicas e de preservação”, comentou Arthur.

Alerta para a necessidade de políticas públicas no cuidado com o meio ambiente

Em um cenário como o do Congresso Nacional de Meio Ambiente, a pesquisa é um instrumento fundamental para que pesquisadores da área possam trocar conhecimentos e abordar problemas críticos e com a urgência necessária. “É com profundo lamento que constatamos a deficiência na gestão municipal desses resíduos, reforçando a urgência de políticas públicas robustas e uma administração mais responsável e comprometida com o meio ambiente e o bem-estar da população. É crucial que o município de Governador Valadares e outras regiões afetadas por práticas inadequadas de descarte enfrentem este problema com responsabilidade e comprometimento”, comentou Arthur.

Além de destaque no Congresso, o estudo também é fundamental para destacar a gravidade e a complexidade deste problema no município, podendo estimular a criação de políticas públicas e práticas eficientes de gestões sustentáveis. “Os dados apresentados podem orientar ações efetivas de intervenção e gestão de resíduos, melhorando a qualidade de vida urbana e promovendo a conservação ambiental. Em um contexto mais amplo, esse estudo serve como um alerta sobre os desafios persistentes e multifatoriais associados à gestão de resíduos sólidos urbanos. As conclusões e insights fornecidos podem auxiliar outras regiões que enfrentam problemas semelhantes na formulação de estratégias de intervenção e políticas públicas mais adaptativas e eficientes”, pontuou o professor.

Saiba mais sobre a 20ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente, e conheça as participações de outros professores e alunos da UNIVALE:

Relembre a edição de 2022:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down