Mercado exige médico veterinário cada vez mais especializado

09 setembro, 2022

O médico veterinário celebra nesta sexta-feira, dia 9 de setembro, o dia dedicado aos profissionais da categoria. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univale, professor Victor Negrão Póvoa, quem escolhe esta carreira precisa estar cada vez mais especializado para atuar em um mercado de trabalho amplo, com áreas como o setor agropecuário ou clínicas para animais domésticos.

“Várias especialidades que existem na medicina humana a gente já tem na veterinária. Isso é um ganho, porque cada vez mais os profissionais médicos veterinários se encaixam em nichos específicos, que dá para eles a notoriedade e o melhor enfoque naquilo que eles querem seguir”, avaliou o coordenador, citando, entre as especializações hoje disponíveis ao médico veterinário, campos como oftalmologia, ortopedia e nutrição.

Mesmo com a necessidade de se especializar, Victor enfatiza que o médico veterinário precisa, primeiramente, ter uma formação generalista. Na Univale, ele salienta, metade do curso é direcionado a atividades práticas, para o estudante compreender o papel e a atuação do profissional formado.

“O curso dá para eles as mais diversas possibilidades dentro dessas especialidades, voltado para as principais espécies animais. Pequenos animais, como cão e gato. E grandes, como equinos e bovinos. O curso pensa na formação generalista do aluno, para que ele tenha o contato e crie gosto por aquilo que ele vai seguir futuramente. E claro que a gente sabe que esse aluno depois vai ter que se especializar, fazer cursos de pós-graduação, para entrar realmente naquele mercado que ele tem interesse”, destacou.

Centro Médico Veterinário para pequenos e para grandes animais

Muitas das atividades práticas que são realizadas pelos alunos da Univale acontecem nas clínicas para pequenos e para grandes animais. “É aberto ao público, para a gente ter esses casos vindo aos nossos hospitais”, salientou o coordenador do curso.

Centro Médico Veterinário para pequenos animais - atendimento a um cachorro
Centro Médico Veterinário para pequenos animais

O Centro Médico Veterinário de pequenos animais oferece, desde o início do ano, atendimentos para cães e gatos da comunidade, a custos acessíveis. “Por ser um hospital escola a gente acaba atendendo um público ao qual não conseguiria ter acesso ao tratamento veterinário para seus animaizinhos”, frisou o professor Victor. A clínica fica na Rua João Dias Duarte, número 228, Bairro Vila Bretas.

Inaugurado durante a Expoagro, o hospital para grandes animais atende equinos e bovinos dentro do Parque de Exposições, com entrada pelo portão 14. “Tudo isso é um diferencial e um marco na região. Não tinha nem em Valadares, e nem em um raio de 250 quilômetros, um hospital voltado para grandes animais”, afirmou o professor.

Centro Médico Veterinário para grandes animais - alunos caminham com um cavalo, que recebe soro, passando em frente à fachada da clínica
Centro Médico Veterinário para grandes animais

O atendimento clínico acontece de segunda a quarta-feira, e também pode ser agendado. De acordo com a gestora do Centro Médico Veterinário de grandes animais, Priscila Tucunduva, ainda neste mês o hospital receberá novos equipamentos, como mesa cirúrgica e aparelho de anestesia inalatória.