Professora Kelly Lima com alunos de Medicina Veterinária da Univale

Alunos da Univale mostram possibilidades de atuação do veterinário a estudantes de escola pública

19 outubro, 2022

Alunos do 1º período de Medicina Veterinária da Univale demonstram algumas das possibilidades de atuação profissional na área a estudantes do ensino médio e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, no Bairro de Lourdes. Acompanhados de professores do curso, os universitários realizaram a Feira de Especialidades do Médico Veterinário na manhã desta terça-feira (18).

A professora Kelly Lima era uma dos docentes acompanhando os alunos na Feira de Especialidades. Ela explica que, das mais de 60 áreas em que é possível o veterinário atuar na profissão, 14 estavam representadas por grupos de alunos da Univale. Embora os alunos ainda estejam no início da trajetória universitária, Kelly destaca a importância de que os futuros médicos veterinários conheçam as possibilidades de carreira.

“Muitas pessoas têm a crença de que o médico veterinário só trabalha em clínicas ou cirurgias. A gente está mostrando as diversas possibilidades para, quem sabe, os alunos de hoje terem mais interesse nessa área”, comentou. A professora elogiou também o entusiasmo dos alunos da Escola Israel Pinheiro, alguns já em idade de escolher a futura profissão, e que demonstraram interesse na Medicina Veterinária.

Professor Caio e alunas de Medicina Veterinária da Univale, na Feira de Especialidades realizada na Escola Estadual Israel Pinheiro
Os alunos de Medicina Veterinária se dividiram em grupos para demonstrar as possibilidades de atuação na área

Possibilidades dentro da Veterinária

Estudante de Veterinária na Univale, Martha Azevedo apresentou aos alunos da Israel Pinheiro a possibilidade de atuar na indústria de sais minerais, utilizado como complemento para suprir nutrientes na alimentação. O veterinário que atua nessa especialidade, explicou Martha, tem entre as atribuições a de avaliar a qualidade da matéria prima, monitorar etapas do processo de produção e garantir que o produto seja rico em nutrientes e livre de contaminação.

“Ainda não defini se vou trabalhar com animais de grande ou pequeno porte, e são mais de 60 áreas que o médico veterinário pode atuar, mas eu quero trabalhar para o bem-estar animal. Nosso grupo escolheu este tema porque é sobre nutrição e bem-estar animal”, disse.

Martha também falou do interesse dos jovens da Escola Israel Pinheiro. “Eles estão bastante receptivos, fazendo perguntas e surpresos em saber que o veterinário atua nessa área. Também estou muito surpresa com a recepção deles, eles fazem muitas perguntas”, afirmou.

Já João Victor Almeida de Araújo, também aluno de Medicina Veterinária da Univale, demonstrou como é a atuação do veterinário na produção bovina, especialidade que ele pretende seguir ao se formar. “É uma área importante, com certeza é a minha área. A vida inteira, é o que sempre tive vocação. É o que eu gosto e na apresentação eu já falo com os alunos. Espero que eu consiga passar pra eles o mesmo carinho que tenho pela área”. A curiosidade dos alunos da Escola Israel Pinheiro também chamou a atenção de João Victor: “Eles perguntam, querem saber como as coisas funcionam. Acham muito interessante, comentam que já viram algo parecido no Globo Rural”.

Estímulo a alunos do ensino médio

A diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, Ana Cristina Marques de Oliveira, espera que a Feira de Especialidades realizada por alunos da Univale tenha sido um estímulo aos estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio. “É de extrema importância, principalmente para os alunos que vão concluir o ensino médio e vão fazer o Enem. Eles podem vislumbrar um curso que é novo na cidade, e relevante. Essa aproximação da universidade com o ensino médio abre possibilidades para os estudantes, eles sentem que podem cursar uma faculdade. É muito importante gerar essa expectativa”, declarou a diretora.

Grupos de alunos da Medicina Veterinária da Univale fazem apresentação para crianças que estudam na Escola Estadual Israel Pinheiro
Alunos da Escola Estadual Israel Pinheiro demonstram interesse e curiosidade em saber mais sobre a Medicina Veterinária