PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Foto de Elisa Chain de Assis, egressa de Medicina da UNIVALE e preceptora na rede de saúde em Machacalis

De aprendiz a orientadora: médica formada pela UNIVALE atua como preceptora no município de Machacalis

24 março, 2023

Egressa da 1ª turma do curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce, Elisa Chain de Assis há um ano ainda era aluna e fazia internato no município de Machacalis, no Vale do Mucuri. À época ela era orientada por preceptores, profissionais que dominam os aspectos educacionais da prática em saúde, guiando o aprendizado de estudantes. Um ano depois é a vez de Elisa estar do outro lado desta dinâmica: ela retornou a Machacalis e atualmente trabalha como preceptora em atendimentos à população indígena e não indígena no município.

Medicina da UNIVALE e preceptora na rede de saúde em Machacalis

“A oportunidade surgiu a partir do internato. Eu vim como interna, no 12º período, exatamente um ano atrás. A partir disso eu criei vínculo com os preceptores, com a equipe de trabalho, e diante disso surgiu a oportunidade. Mostrei meu trabalho, me interessei pela cidade, e quando me formei os preceptores me ajudaram a vir para cá. Surgiu a vaga e eu vim”, comentou Elisa.

Presença da UNIVALE em Machacalis

A UNIVALE está presente no município graças a uma parceria com a Prefeitura de Machacalis, que garante oportunidade do internato curricular obrigatório para estudantes de Medicina. Agora formada, Elisa trabalha, ao lado de internos, com atenção primária em um posto de saúde e em um hospital. Uma vez por mês, os atendimentos vão até a aldeia indígena Maxakali.

“Escolhi vir para cá por já conhecer o serviço e por estar ambientada, e ter o suporte dessas pessoas diante do primeiro passo na carreira profissional. Eu me senti com uma rede que poderia me ajudar. A partir do momento que tive a oportunidade de vir para cá, tive a chance de virar preceptora, retornei à UNIVALE como preceptora agora e tento fazer da melhor forma possível o que fizeram por mim. Meus calouros são meus internos, e é muito bom ter essa troca, porque a gente aprende juntos. A experiência que eu tenho, tento passar de uma forma mais prática e aplicável, como foi passada para mim”, afirmou a médica preceptora.

Medicina da UNIVALE e preceptora na rede de saúde em Machacalis, observando um raio-x ao lado de um estudante de Medicina atualmente fazendo internato curricular obrigatório
Elisa com o aluno do 12º período de Medicina, Matheus Kenedy Portugal

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content