Vista do Rio Doce em Governador Valadares (Foto de Rafa Tecchio)

Jornada de Engenharias terá encontro de integração de comitês da Bacia do Rio Doce

16 novembro, 2022

A 3ª Jornada Acadêmica das Engenharias da Univale começa nesta quarta-feira (16), e segue até sexta-feira (18), com o tema “Soluções das Engenharias pelo uso inteligente das tecnologias, a inovação e sustentabilidade”. Durante a jornada, no campus II da Univale, haverá um evento paralelo – gratuito e aberto à comunidade – o 7º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, voltado ao debate do acesso sustentável à água de boa qualidade e em quantidade adequada para a manutenção da vida e o desenvolvimento socioeconômico.

Coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale, o professor Hernani Santana ressalta que a Jornada Acadêmica deste ano é um evento realizado com entidades parceiras, dentre elas o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Isec) e os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Durante o Encontro de Integração, serão discutidas iniciativas hidroambientais que estão sendo monitoradas e implementadas para a recuperação da bacia.

Foto de Hernani Santana, coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale e organizador da jornada das engenharias
Professor Hernani Santana

“Essa integração é muito bacana, faz parte do universo acadêmico e a gente tem uma satisfação muito grande em receber esses parceiros para somar a pluralidade de conhecimento em prol da academia e dos Comitês da Bacia do Rio Doce”, disse o professor.

Hernani destaca, dentro da programação do Encontro de Integração, o painel França x Brasil, em alusão aos 30 anos da gestão de recursos hídricos no país, tendo como inspiração a política francesa para as águas.

Sobre o Encontro de Integração

Com o tema “Conexão e ação pelas nossas águas”, o encontro, que teve sua última edição em 2018, levantará alternativas para o fortalecimento da integração dos Comitês, “parlamentos das águas”, que reúnem sociedade civil, poder público e usuários, ou seja, aqueles que utilizam a água do rio em suas atividades produtivas, para promover o diálogo em torno do interesse comum: o uso da água na região.