Estudantes do curso de Medicina se reuniram no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva para a inauguração da Liga Acadêmica de Ortopedia de Governador Valadares (Liaco-GV). A abertura da cerimônia foi feita pela aluna Kezia Kerr, que deu as boas-vindas aos acadêmicos da Univale, e aos alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

“A Liaco tem por objetivo o aprimoramento do ensino da prática médica, no que tange à especialidade de ortopedia, mediante realização de encontros para discussão de casos, palestras, cursos, acompanhamento nos plantões e cirurgias, bem como a confecção de trabalhos científicos e participação em eventos científicos”, disse a acadêmica e mestre de cerimônias da liga, Luisa Gusmão. 

Após, a estudante passou a palavra para o professor Eduardo Siqueira, orientador da Liaco-GV. De acordo com ele, esse momento proporciona ao discente o contato direto com a ortopedia, inclusive por meio de estágios em hospitais, onde poderão realizar cirurgias ortopédicas. 

“O que vai ser destacado aqui é o papel que a Liga vai ter na vida acadêmica dos alunos. Ortopedia é uma especialidade médica em bastante expansão hoje em dia. Quem for ligante e estiver conosco durante nossos trabalhos, vai ter a oportunidade de ver uma gama enorme de patologias, de como tratar, formando melhor o egresso da Univale”, explica.

Em seguida, docente convidou o médico Dr. Deodoro Gonçalves, que deu continuidade com uma palestra sobre o tema “Ortopedia e Traumatologia. A inauguração da Liaco foi realizada na noite da última quinta-feira (19).